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22/09/2014 - 18h07min

Comissão de Transportes faz vistoria nas obras do Morro dos Cavalos nesta terça (23)

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Objetivo do Dnit é concluir a obra antes do início da temporada de verão FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Nesta terça-feira (23), o presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Reno Caramori (PP), estará realizando uma vistoria nas obras da quarta pista, no Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça. Acompanhado do superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Santa Catarina (DNIT/SC), Vissilar Pretto, a visita marcada para as 10h30 contará com a presença de algumas autoridades da região, associações e sociedade civil interessados no andamento da obra, que teve início em junho deste ano com o término marcado para dezembro. 

A visita, segundo Caramori, busca verificar se a obra está dentro das propostas apresentadas na audiência pública realizada em dezembro de 2011. “Além de vistoriar a obra, também verificaremos a situação dos índios que vivem na região, uma vez que a Fundação Nacional do Índio (Funai) afirma que eles sofrem prejuízos com a duplicação”, frisou. Na opinião do parlamentar, que considera a obra de extrema importância e urgência, não apenas para os catarinenses, mas para todos que trafegam pela rodovia, inclusive os usuários dos países vizinhos que passam pela BR 101. “De 2009 a 2013 inúmeras famílias foram atingidas pela falta da quarta pista. Lamentavelmente, nesses últimos cinco anos ocorreram 777 acidentes, com 382 feridos e 21 óbitos, no local”, destacou. 

Saindo da Passarela do Índio, localizada em Palhoça, o grupo que participará da visita percorrerá as obras, acompanhados do superintendente regional do DNIT de São José, João José da Silveira Vieira, unidade responsável pela fiscalização da obra, e do engenheiro responsável pela obra, Ademir Locks, da empresa Setep, que executa a obra. Ao custo de cerca de R$ 7 milhões, a obra que se estende por 13,36 km segue o cronograma previsto pelo DNIT, que estipula que após a conclusão do trabalho de base a obra entra na fase de colocação da capa asfáltica.

De acordo com Pretto, o objetivo do órgão é concluir a obra antes do início da temporada de verão, quando o tráfego no local se torna muito intenso, com incidência de congestionamento. "A obra é uma medida paliativa até que o DNIT inicie a construção dos túneis. Trabalhamos para acabar com os gargalos na rodovia e entregá-la totalmente duplicada à sociedade", destaca.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

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