Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/07/2013 - 09h47min

Comissão promove reunião técnica sobre novos traçados ferroviários

Imprimir Enviar
Comissão quer discutir as melhores opções de traçados para as novas ferrovias previstas para SC. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

Com o objetivo de discutir questões técnicas acerca dos traçados das novas ferrovias propostas para Santa Catarina, a Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Assembleia Legislativa se reuniu na tarde desta terça-feira (16) com a participação de representantes de diversas entidades do governo estadual e da sociedade civil organizada.

No centro do debate esteve a proposta da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) de promover uma análise logística para interligar os modais ferroviários, rodoviários e portuários e atender à principal característica do estado, que é a diversidade industrial. “Temos de pensar estrategicamente para recuperarmos todos os anos perdidos no estado”, alertou Egídio Martorano, representante da Câmara Logística da Fiesc.

O secretário de Estado de Planejamento, Murilo Flores, disse que há um consenso entre os estados do Sul na busca de soluções conjuntas para o desenvolvimento da região. “Entre as prioridades está a questão ferroviária. Neste segundo semestre, devemos apresentar um estudo conjunto”, prometeu.

A principal expectativa é pela Ferrovia Leste-Oeste ou Ferrovia do Frango, como ficou conhecido o trecho que deve sair do Oeste e cortar o estado até o porto de São Francisco do Sul ou de Itajaí. Segundo o deputado Reno Caramori (PP), presidente da comissão, há três trechos de traçado em discussão no estado.

“Pretendemos estudar as questões técnicas e econômicas, independente de aspectos regionais ou partidários. Por isso a realização deste encontro”, frisou o deputado, ao lembrar que várias audiências públicas têm sido realizadas nas regiões interessadas em ter os trilhos da nova ferrovia.

Martorano disse que o desejo da Fiesc é que o edital de licitação do projeto saia logo, para que se chegue à melhor opção de traçado. “Este deve ser o esforço neste momento. São R$ 80 milhões previstos para projeto. Depois de pronto, podemos viabilizar parcerias e investimentos para tirar os trilhos do papel”.

Participaram da reunião os deputados Carlos Chiodini (PMDB), Sargento Amauri Soares (PDT) e Antonio Aguiar (PMDB).

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar