Comissão acionará MP para que SC priorize aquisição de testes do pezinho
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vai solicitar que o Ministério Público atue junto ao governo do Estado para que sejam adquiridos novos lotes de kits para o teste do pezinho, atualmente em falta em diversas unidades hospitalares de Santa Catarina. O encaminhamento foi aprovado por unanimidade, durante a reunião ordinária do colegiado realizada na manhã desta quarta-feira (13).
De acordo com o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que conduziu a reunião, a própria Secretaria de Estado da Saúde teria reconhecido um déficit de 50 mil unidades do exame, necessário para a detecção precoce de sete doenças em recém-nascidos, entre elas o hipotireoidismo congênito. “Entendemos as dificuldades financeiras pela qual o governo está passando, mas é necessário que sejam priorizadas algumas ações, e esta é uma delas.”
Alimentação de pacientes oncológicos
Outro destaque da reunião foi a criação de uma subcomissão parlamentar para acompanhar o fornecimento, pelo governo, dos insumos necessários para prover a alimentação de pacientes oncológicos.
Segundo Dr. Vicente, os suplementos, considerados fundamentais para o sucesso dos tratamentos, também se encontram escassos nos hospitais públicos. “A falta de alimentação especial ocasiona um emagrecimento violento nestes pacientes, podendo levá-los até mesmo a óbito. Este é o motivo pelo qual precisamos que sejam tomadas providências urgentes para a reposição dos produtos.”
Repasses para hospitais
Por fim, a comissão enviará um pedido de informações ao secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, para que sejam esclarecidos os critérios utilizados pela pasta para calcular os repasses financeiros aos hospitais públicos catarinenses. O requerimento para a ação partiu da deputada Luciane Carminatti (PT).
Também participaram dos debates os deputados Cesar Valduga (PCdoB), Fernando Coruja (PMDB) e Dalmo Claro.
Agência AL