Comissão escolhe conceito criativo de campanha publicitária
Os conceitos criativos que irão ilustrar a campanha referente à quarta edição da Certificação e do Troféu de Responsabilidade Social 2014 foram apresentados na tarde desta segunda-feira (09), durante a reunião da comissão, pelo diretor criativo da Agência Marcca, João Claudio Lins.
Dois conceitos foram trazidos aos membros da comissão. Um deles aborda o tema Equilíbrio de maneira mais formal e séria, trabalhando com um castelo de cartas. O outro utiliza o conceito de forma lúdica, com a presença de animais e cores, representando o equilíbrio da natureza. Segundo Lins, os animais apresentam um exemplo de simbiose (vida em comum, inter-relação entre seres).“Queremos mostrar que o mundo está cheio de parcerias de sucesso e que as empresas poderiam mostrar as suas”.
Algumas alterações foram sugeridas após a escolha do segundo conceito, como a e utilizar animais que representam a fauna catarinense. Após as alterações, a proposta de campanha segue para autorização da procuradoria da Assembleia Legislativa que vai decidir o que poderá ser veiculado nos meios eletrônicos e digitais do estado.
Em decorrência do ano eleitoral, após 5 de julho a campanha sofre restrições de veiculação para que não configure propaganda institucional e que possa promover os parlamentares.
De acordo com Élvio Silveira, representante da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), e vice-presidente da Comissão de Responsabilidade Social, o objetivo de promover a campanha de Responsabilidade Social é o de contemplar aquilo que criou a Lei de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa, ou seja, incentivar o maior número de empresas a inscreverem seus balanços socioambientais e participarem do prêmio.
“Este ano, temos como foco dar maior publicidade e veicular o prêmio para que empresas com exemplos maravilhosos e que ainda não conhecem o Premio de Responsabilidade Social venham a conhecer e se encorajem a participar”, relatou Silveira.
Objetivos do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.
As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). Neste ano, as cooperativas concorrem com as empresas e não com as entidades sem fins lucrativos.
A Comissão teve sua primeira edição no ano de 2011 e destacou o Balanço Social das empresas e entidades. Em 2012, foi inserida no edital a avaliação de licenças ambientais e, em 2013, a discussão girou em torno das iniciativas do Terceiro Setor.
Parceiros
Além do Parlamento, participam da Comissão do ano de 2014 a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Agência AL