Comissão de Responsabilidade Social elege presidência
Membros da Comissão Mista de Responsabilidade Social elegeram seus representantes para ocupar os cargos de presidente e vice-presidente para a edição deste ano. A eleição ocorreu durante a reunião, na tarde desta segunda-feira (12).
Adelita Adiers, representante da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que já participa como membro desde a edição passada foi eleita presidente. Responder em nome da comissão significa, segundo Adelita, um grande desafio e uma grande responsabilidade. “Ser porta-voz deste segmento proferido pela Assembleia Legislativa em conjunto com grandes e pequenas empresas e instituições, demonstrando suas praticas voltadas à Responsabilidade Social em Santa Catarina, é uma grande satisfação, enquanto profissional e enquanto entidade”.
Élvio Silveira, representante da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), também membro da Comissão na edição passada, foi eleito vice-presidente. Silveira declarou estar satisfeito por ser indicado para a função e diz estar comprometido com as atividades e responsabilidades adquiridas durante seu mandato.
Revisão do edital
Após a avaliação do edital da última edição, os membros indicados para esta edição fizeram algumas alterações que irão vigorar na escolha das empresas certificadas e premiadas este ano.
De acordo com Elisangela Schappo, membro da Comissão de Assessoramento da Comissão Mista de Responsabilidade Social, não existem muitas mudanças, mas algumas são bem importantes. “Estas alterações já haviam sido solicitadas nos anos anteriores, mas desta vez foram realmente ratificadas no edital”.
Uma delas diz respeito ao registro do profissional da contabilidade, responsável por todas as demonstrações contábeis apresentadas no balanço socioambiental a ser inscrito neste processo de certificação. “Este é um mecanismo para prestigiar e respeitar o comprometimento ético e profissional dentro deste processo”, afirmou Elisangela.
Outra modificação aceita, para compor o edital, trata da consulta pública do processo. Toda a campanha midiática para este ano tem como proposta fazer a identificação e aproximação das empresas com a sociedade e a busca do equilíbrio entre elas para se alcançar a Responsabilidade Socioambiental. Dessa forma, toda a sociedade pode avaliar e opinar sobre as empresas e entidades que merecem receber a certificação e o troféu.
A consulta pública estará aberta quando da finalização das inscrições que abrangem o período de 04/07/2014 a 30/09/2014.
Entidades-membro da edição 2014
Além do Parlamento, participam da Comissão do ano de 2014 a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Objetivos do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.
As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). Neste ano, as cooperativas concorrem com as empresas e não com as entidades sem fins lucrativos.
Agência AL