Comissão elege Equilíbrio como tema de campanhas publicitárias
A escolha do tema que irá ilustrar as campanhas publicitárias da quarta edição da Certificação e do Troféu de Responsabilidade Social foi pauta da segunda reunião da Comissão Mista de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (05).
Trabalhar com o tema “Equilíbrio” foi a escolha dos membros formadores da Comissão deste ano. “A ideia do Equilíbrio é realmente trabalhar com a junção das ações tanto do primeiro setor, quanto do segundo e terceiro para, unidos, buscar a responsabilidade socioambiental, o trabalho em equipe dentro da sociedade”, enfatizou Elisangela Weigel Schappo, membro da Comissão de Assessoramento da Comissão Mista de Responsabilidade Social.
A temática Equilíbrio será usada a fim de fomentar as peças publicitárias e chamar o público ao entendimento do que é a responsabilidade socioambiental no dia-a-dia. Segundo Elisangela, “o foco é mostrar como todos trabalhando juntos podem buscar este equilíbrio”.
A Comissão teve sua primeira edição no ano de 2011 e destacou o Balanço Social das empresas e entidades. Em 2012, foi inserida no edital a avaliação de licenças ambientais e, em 2013, a discussão girou em torno das iniciativas do Terceiro Setor.
Revisão do último edital
Durante a reunião foi realizada, também, a leitura e revisão do edital utilizado no ano de 2013. Alguns membros sugeriram alterações no texto. “Todo ano há mudanças, acompanhando a própria dinamicidade da responsabilidade social, que se altera de acordo com os movimentos da sociedade”, revelou Elisangela.
As alterações são pertinentes também no que se refere a questões legais, algumas sofrendo alterações com maior freqüência.
Eduardo Zimmermann, analista técnico em Gestão Ambiental da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), é um dos membros da comissão deste ano e acredita que a participação do órgão é importante já que trata de questões ligadas diretamente ao item Meio Ambiente, avaliado nas empresas participantes pela comissão.
Além do Parlamento, participam da Comissão do ano de 2014 a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Objetivos do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.
As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). Neste ano, as cooperativas concorrem com as empresas e não com as entidades sem fins lucrativos.
Agência AL