Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/06/2017 - 18h37min

Comissão agenda lançamento da Certificação de Responsabilidade Social 2017

Imprimir Enviar
Reunião da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social

A 7ª edição da Certificação e Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC será lançada na Assembleia Legislativa no dia 28 de junho. A data foi confirmada na reunião da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, realizada nesta segunda-feira (13), e marca o início da etapa de inscrições. As organizações interessadas em participar do processo deverão acessar o Edital 2017, no site da certificação, a partir da data do lançamento. As inscrições ficarão abertas até o dia 26 de setembro.

A comissão interinstitucional responsável pela certificação promoveu alterações no edital do certame nesta 7ª edição, com o objetivo de desburocratizar o processo e simplificar o preenchimento das informações. Um dos itens modificados no edital foi o formato de apresentação do balanço social. “É bem interessante frisar que as organizações prestem atenção nessa nova formatação porque neste ano trouxemos uma simplificação do modelo de balanço social a ser publicado, com uma descrição mais precisa do que a comissão julgadora realmente vai observar no documento”, disse a presidente da Comissão Mista, Karla Straioto Spessatto.

O esforço do colegiado para simplificar o processo, de acordo com a presidente, levou em conta o feedback de organizações que participaram do certame em outras edições. “O formulário de inscrição está mais enxuto e os itens perguntados e que devem ser informados pelas organizações são estritamente os itens que serão considerados para a nota da certificação”, explicou Karla. Outra novidade é que este ano foi suprimida a necessidade de apresentação de licença ambiental de operação. Em contrapartida, as empresas precisarão declarar que atuam em conformidade com as legislações federal, estadual e municipal vigentes, e também em conformidade com as resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) 1/2006 e 13/2012, que tratam dos empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental.

Para explicar as alterações realizadas no Edital 2017 ao público diretamente interessado, a organização está preparando um seminário temático, agendado para o dia 10 de julho, na Assembleia Legislativa. Nesta ocasião, os representantes das empresas e entidades que se fizerem presentes poderão esclarecer dúvidas quanto ao certame e compartilhar aprendizados sobre gestão em responsabilidade social.

A certificação
A Certificação de Responsabilidade Social é uma iniciativa da Assembleia Legislativa em parceria com outras 12 entidades e órgãos governamentais, que tem como objetivo reconhecer as organizações (empresas e entidades com fins não econômicos) com as melhores práticas socioambientais. Na 6ª edição, em 2016, 115 organizações participaram do certame e 93 conquistaram a certificação, sendo 53 entidades, 36 empresas privadas e 4 empresas públicas. O troféu foi concedido a 5 empresas e a 2 entidades.


Organizações que promovem a Certificação de Responsabilidade Social em 2017:

  • Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc);
  • Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede);
  • Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC);
  • Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc);
  • Federação Catarinense dos Municípios (Fecam);
  • Fundação do Meio Ambiente (Fatma);
  • Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (FecomércioSC);
  • Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);
  • Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom);
  • Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);
  • Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc);
  • Observatório Social de São José (OSSJ); e
  • Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar