Comissão de Economia debate extensão da rede de internet nas áreas rurais
A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia promoveu, na manhã desta quarta-feira (6), uma reunião para debater a extensão da rede de internet nas áreas rurais. A reunião contou com a participação dos secretários de Estado Cleverson Siewert (Fazenda) e Marcelo Fett (Ciência, Tecnologia e Inovação), e também do Diretor Presidente da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Tarcísio Estefano Rosa.
Conforme o presidente da comissão de Economia, deputado Jair Miotto (União), a Assembleia Legislativa aprovou uma lei autorizando o Estado a destinar mais investimentos para a expansão da rede de internet, mas a ação não teve prosseguimento, devido a um questionamento judicial.
Em razão disso, os participantes da reunião decidiram elaborar um novo projeto de lei, visando principalmente conferir segurança jurídica para que as empresas privadas possam investir recursos para atender a demanda por conexões de internet.
“Nessa lei nós vamos incluir principalmente a isenção do uso dos postes não só para as prefeituras e órgãos públicos, mas também para a iniciativa privada. Nós temos mais de 200 empresas provedoras de internet no estado, que estão ávidas por fazer essas instalações”, disse.
Conforme o parlamentar, a expansão da rede de internet vai possibilitar aos produtores emitirem notas fiscais e o acesso a novas tecnologias, contribuindo ainda para a permanência dos jovens no campo.
Agência AL