25/11/2009 - 11h46min
Comissão de Economia aprova projeto que proíbe construção de hidrelétrica em Abelardo Luz
Por unanimidade, os deputados da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, sob a presidência do deputado Silvio Dreveck (PP), aprovaram o Projeto de Lei 501/09, do deputado Marcos Vieira (PSDB), que proíbe a construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no trecho do rio que antecede o Parque das Sete Quedas do Rio Chapecó, em Abelardo Luz.
O relator da matéria, deputado Pedro Uczai (PT), a exemplo do autor, argumentou que Abelardo Luz não pode ser privado do seu principal cartão postal, que é patrimônio ambiental estratégico para o município e região. “A população de Abelardo Luz entende que as quedas são patrimônio do Oeste, fundamental para o desenvolvimento daquela região”.
Em seguida, também do deputado Uczai, foi aprovado requerimento para a realização em 2010 de audiência pública para tratar da massa falida do Frigorífico Chapecó, com a presença de representantes do Ministério Público Estadual, credores e trabalhadores. O objetivo, segundo o parlamentar, é dar conhecimento sobre o andamento desse processo. (Rose Mary Paz Padilha Ferreira/Divulgação Alesc)