Comissão de Agricultura recebe criadores da raça crioula lageana
A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Natalino Lázare (PR), recebeu, na tarde desta quarta-feira (16), uma comitiva de Lages para tratar da divulgação da raça de gado "crioula lageana". Durante o encontro, o representante da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Crioula Lageana (ABCCL), Edison Martins, falou sobre a importância da expansão e seus benefícios.
Ao solicitar o apoio da comissão, Martins aproveitou a oportunidade para destacar que a raça descendente dos animais remanescentes das missões jesuíticas manteve sua existência, no Brasil, pela perseverança de abnegados criadores da região dos Campos de Lages. Segundo o especialista, o acervo genético mantido por esses criadores fundamentou a criação da ABCCL, em 2003. "Buscamos sensibilizar o colegiado, a conhecer pessoalmente as instalações da associação e a raça crioula. Neste processo estamos lutando pela preservação da raça e seu fomento, além de expandir e intensificar a sua exploração, visando a melhoria de suas aptidões econômicas e sociais. Assim estaremos mantendo o registro genealógico e o melhoramento do rebanho de bovinos da raça crioula lageana", pontuou.
Representante de Lages no Parlamento catarinense, o deputado Gabriel Ribeiro (PSD), juntamente com os demais parlamentares, manifestou apoio a intenção da entidade, propondo um novo encontro em Lages, com data a ser marcada para conhecer o trabalho dos criadores. "Por fazer parte da história catarinense, a raça crioula lageana merece nossa atenção. Vamos buscar esse reconhecimento e promover o desenvolvimento desta raça que, além de oferecer uma carne deliciosa e de qualidade, é possível aproveitar o couro para o artesanato", ressaltou.
Os deputados Manoel Mota (PMDB), Mauro de Nadal (PMDB)e Dirceu Dresch (PT) também participaram da reunião.
Sala de Imprensa