Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/09/2017 - 14h11min

Comissão de Agricultura debaterá crise no setor leiteiro e GTA para abelhas

Imprimir Enviar

A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia aprovou, na manhã desta terça-feira (12), a realização de duas audiências públicas.
A primeira delas, que visa discutir a situação atual do setor leiteiro catarinense, foi proposta pelo deputado Altair Silva (PP), que esteve representado na reunião pelo correligionário José Milton Scheffer. “Queremos tratar principalmente das importações de leite realizadas do Uruguai, que consegue colocar o produto em nossos supermercados por um valor muito baixo, não por culpa dos nossos produtores, que são muito eficientes, mas do desarranjo tributário com o Brasil”, disse Scheffer na ocasião.
Atendendo a solicitação do deputado Valdir Cobalchini (PMDB), também devem ser convidados para o evento, que ainda terá a data e local fixados pela comissão, representantes da bancada catarinense em Brasília.

GTA para as abelhas
Já a outra audiência foi proposta pelo próprio Scheffer e diz respeito à adequação da Guia de Trânsito Animal (GTA) para as abelhas.
De acordo com o parlamentar, a legislação sanitária que estabeleceu as guias de transporte para bovinos, caprinos e ovinos foi estendida também para as abelhas, o que vem prejudicando o desenvolvimento do modelo de apicultura praticado em Santa Catarina. “No estado temos uma apicultura itinerante, em que as caixas de abelhas são levadas para as áreas de fruticultura, para a polinização das plantas. A exigência de guias de trânsito vem dificultando esse processo.”
A audiência está marcada para o dia 20 de outubro, no município de Araranguá.

Convênios com Israel
Ainda durante a reunião, Adriano da Cunha, da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares de Santa Catarina (Fetaesc), solicitou apoio dos parlamentares para o estabelecimento de um intercâmbio de cooperação técnica e científica com o Estado de Israel.
De acordo com Cunha, ainda nos anos 1990 a entidade chegou a manter acordos deste tipo com Israel, chegando a enviar duas missões para este país, dos quais resultaram grandes benefícios para os produtores rurais catarinenses nas áreas de inovação e associativismo.
O estabelecimento de novas relações de parceria, segundo disse, já estariam adiantadas, sobretudo com o Grupo Shalom, mas esbarram na falta de recursos para viagem e estadia. “A assinatura do acordo está agendado para o mês novembro e sabemos que o tempo é curto, mas ainda não perdemos a esperança de levar um grupo de lideranças e agricultores para lá”, disse.
Em resposta, o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Natalino Lázare (PR), afirmou que levará a demanda da Fetaesc também para o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.
O deputado Mauro de Nadal (PMDB) também anunciou que apresentará o pleito ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, com quem tem encontro agendado na próxima semana.
Também participaram da reunião os deputados Dóia Guglielmi (PSDB), Cesar Valduga (PCdoB) e Padre Pedro Baldissera (PT).

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar