Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/04/2016 - 16h17min

Comissão avalia avanços para combater a crise da suinocultura

Imprimir Enviar
Deputados Mauro de Nadal, Dirceu Dresch, Natalino Lázare, José Nei Ascari e José Milton Scheffer
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Com destaque para a atual crise da suinocultura, a Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado  Natalino Lázare (PR), avaliou na tarde desta quarta-feira (13) as ações desenvolvidas através do colegiado para combater a crise. Durante a reunião os parlamentares pontuaram como positivo o recente encontro com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, em Brasília.

Segundo Lázare, entre os encaminhamentos solicitados à ministra o abastecimento da capacidade de armazenamento de milho através da Conade para Santa Catarina e o estabelecimento de linha de créditos para retenção de matrizes foram prioridades. "Destas solicitações tivemos a felicidade de contemplar na tarde de ontem (12) a aprovação em reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional (CMN) do aumento do limite de crédito de custeio para retenção de matrizes suínas, de R$ 1,2 milhão para R$ 2,4 milhões. Esse é o volume de crédito que cada criador poderá contrair por meio do financiamento agrícola."

De acordo com o parlamentar, a medida que proporcionou a elevação do crédito vai beneficiar os criadores que passam por dificuldades devido à elevação do custo da ração, afetados pela valorização do milho, e da queda das exportações de carne suína. "Esses são avanços significativos, mas vamos continuar buscando novas alternativas para suprir a crise", destacou.

Entre os encaminhamentos, o presidente informou que o próximo passo é uma audiência com o secretário da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, para discutir estratégias mais consistentes e concretas no âmbito estadual. Na pauta, para atender a demanda dos produtores de suínos, bovinos e aves, o governo de Santa Catarina e a iniciativa privada estudam a possibilidade de trazer milho de Goiás ou Mato Grosso, estados que estão com uma grande produção do grão através das ferrovias. "O grão chegaria até Lages pela ferrovia e ao serem descarregados seriam transportados via caminhões para as agroindústrias ou produtores."

Os deputados Manoel Mota (PMDB), Mauro de Nadal (PMDB), Dirceu Dresch (PT), José Nei Ascari (PSD) e Gabriel Ribeiro (PSD) também participaram da reunião.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar