Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/02/2014 - 17h18min

Comissão da Verdade programa audiências em quatro cidades de SC

Imprimir Enviar
Comissão da Verdade se reuniu na tarde desta segunda-feira (24). FOTO: Lucas Gabriel Diniz/Agência AL

O coordenador da Comissão Estadual da Verdade, Anselmo da Silva Livramento Machado, anunciou nesta segunda-feira (24) a realização de audiências nas cidades de Criciúma, Joaçaba, São Francisco do Sul e Joinville para ouvir vítimas da repressão praticada pelos agentes da ditadura civil-militar de 1964. Anselmo explicou que a audiência de Joinville será reservada, enquanto as outras serão públicas. “As datas ainda não estão definidas, mas acontecerão antes da Copa”, anunciou.

Além disso, os membros da comissão discutem com vítimas que residem na região do Alto Vale do Itajaí a realização de uma audiência em Rio do Sul. A Comissão da Verdade catarinense tem prazo até julho para consolidar seu relatório, que integrará o relatório final da Comissão Nacional da Verdade, cujos trabalhos encerram em dezembro.

Perícia em andamento
Derlei Catarina de Luca, integrante da Comissão, informou que a Comissão Nacional da Verdade designou dois peritos para esclarecer as circunstâncias da morte do ex-prefeito de Balneário Camboriú, Higino João Pio, eleito em 1965 e morto em 1969, em pleno exercício do mandato. “Foi assassinado na Escola de Aprendizes de Marinheiro do Estreito, temos as fotos do corpo e o dossiê. Eles já estão trabalhando”, afirmou Derlei, explicando que os peritos estabelecerão a causa mortis a partir da análise deste material.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar