Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/03/2016 - 14h58min

Comissão dá início a debates sobre o uso de drogas por caminhoneiros

Imprimir Enviar
Ismael dos Santos (e) e Dr. Vicente acompanham a participação do representante do Sest/Senat na reunião

A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa deu início na tarde desta quarta-feira (9) aos debates sobre as denúncias de uso excessivo de medicamentos e de drogas por caminhoneiros no estado. O assunto está entre as prioridades do colegiado para o ano. Representantes do Sest/Senat em Santa Catarina participaram da reunião, a convite da comissão.

De acordo com o supervisor do Sest/Senat, Leonardo Carvalho, as entidades, que atuam na área de educação e assistência ao profissional do transporte, o uso de drogas por caminhoneiros preocupa o setor. Ele, porém, contesta os dados divulgados em reportagens divulgadas recentemente pela imprensa estadual.

“O problema existe, nós sabemos e nos preocupa, mas não é na proporção que foi divulgada”, afirma Carvalho. “Por isso, a CNT [Confederação Nacional dos Transportes] contratou uma pesquisa, que nos apresenta o perfil do caminhoneiro em todo o país, com informações mais confiáveis.” Os dados dessa pesquisa serão divulgados na próxima reunião da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas.

O supervisor do Sest/Senat acredita que o problema do uso de entorpecente entre os caminhoneiros é maior entre os profissionais autônomos, que representam 70% da categoria. “No caso das transportadoras, o controle sobre a jornada de trabalho, sobre a quantidade de horas em que o profissional dirige são rígidos. Se a empresa quiser, com a tecnologia existente hoje, ela bloqueia o caminhão a distância”, comentou.

Os deputados Fernando Coruja (PMDB), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Natalino Lázare (PR) e Dalmo Claro (PMDB) participaram da reunião, além do coordenador do Sest/Senat de Florianópolis, Sidnei Rocha. O presidente da comissão, deputado Ismael dos Santos (PSD), afirmou que o assunto será retomado no próximo encontro do colegiado. 

“É preciso que esta comissão esteja atenta a essa questão para que os catarinenses tenham segurança ao trafegar pelas rodovias do nosso estado”, disse Ismael.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar