Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/02/2025 - 14h26min

Comissão aprova reunião conjunta sobre população em situação de rua

Imprimir Enviar
Requerimento para a reunião foi aprovado na tarde desta quarta (19)
FOTO: Giovanni Kalabaide

A Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa aprovou, na tarde desta quarta-feira (19), a realização de uma reunião conjunta com a Comissão de Segurança Pública do Parlamento estadual para discutir sobre a população em situação de rua. O requerimento para a realização do encontro é de autoria do presidente do colegiado, deputado Jair Miotto (União).

Conforme o parlamentar, serão convidados os prefeitos Adriano Silva (Joinville) e Topázio Neto (Florianópolis), que também é presidente da Fecam, entidade que representa os municípios catarinenses. Além deles, serão chamados o comando da Polícia Militar e a representação das comunidades terapêuticas.

Por solicitação do deputado Sargento Lima (PL), o encontro também contará com a participação de representantes da Polícia Federal e do Judiciário estadual, especificamente da área de execuções penais. O objetivo, segundo Lima, é tratar da entrada de drogas no estado e da presença, entre moradores de rua, de pessoas com passagens pela polícia.

O deputado Marquito (Psol) sugeriu, ainda, a inclusão da representação de um projeto que visa encaminhar pessoas em situação de rua para moradias. Para o parlamentar, a questão é complexa e envolve vários fatores, que vão desde a dependência química, falta de política habitacional popular, transtornos psicossociais, entre outros.

Pela manhã, a Comissão de Assuntos Municipais já havia aprovado a realização de uma audiência pública para tratar da população em situação de rua. O deputado Jair Miotto afirmou que entrará em contato com a comissão para a realização de uma atividade conjunta.

"Com a presença desses convidados, poderemos ter uma visão holística e completa da situação, o que vai nortear o trabalho da nossa comissão", afirmou Miotto. "É importante ouvirmos os municípios, que são os mais atingidos por essa questão, pois estão na linha de frente no atendimento a essas pessoas."

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar