Comissão aprova criação de data alusiva à equoterapia no estado
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (6) o Projeto de Lei (PL) 30/2015, que cria o Dia Estadual da Equoterapia. A proposta, de autoria do deputado Natalino Lázare (PR), estabelece que a data será comemorada anualmente em 10 de maio. O relatório favorável à aprovação do projeto, de autoria do deputado Dalmo Claro (PMDB), foi acatado por unanimidade pelos membros da comissão.
A equoterapia consiste na utilização de cavalos para tratamentos de reabilitação, principalmente com pessoas com deficiência. O projeto tem como objetivo difundir essa prática junto à sociedade e, ao mesmo tempo, homenagear os centros de equoterapia espalhados pelo estado.
A proposta foi elogiada pelo deputado José Milton Scheffer (PP). “A equoterapia apresenta grandes resultados. A criação dessa data vai ajudar a demonstrar os efeitos positivos dessa terapia no tratamento de pessoas com deficiência”, afirmou.
Os membros da comissão também deliberaram vários projetos sobre a renovação de títulos de utilidade pública. Além de Dalmo Claro e Scheffer, participaram da reunião desta quarta a presidente do colegiado, deputada Ana Paula Lima (PT), e os deputados Fernando Coruja (PMDB), Cleiton Salvaro (PSB) e Cesar Valduga (PCdoB).
Agência AL