Comissão aprova audiência pública sobre observação de baleias
A Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovou, em reunião na manhã desta quarta-feira (27), a realização de uma audiência pública sobre o turismo de observação de baleias-francas no litoral catarinense. O pedido para a reunião partiu do deputado João Amin (PP).
Conforme o parlamentar, a observação das baleias depende de regulamentação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Amim comentou que no primeiro semestre, em um evento em Florianópolis, o instituto afirmou que a questão estava praticamente definida. “Mas a indefinição ainda prossegue e isso prejudica uma atividade turística que é importante para municípios como Garopaba e Imbituba em um período de baixa temporada”, comentou Amin.
A audiência ainda não tem data e local definidos. O presidente da comissão, deputado Valdir Cobalchini (PMDB), informou que haverá uma audiência com a Superintendência do ICMBio em Brasília, na próxima terça-feira (3), para tratar do assunto. Caso a questão seja solucionada, a audiência poderá ser adiada ou até mesmo cancelada.
Festas
A comissão de Turismo aprovou na reunião três projetos que tratam da inclusão de festas no calendário oficial de eventos de Santa Catarina. Trata-se do PL 191/2017, do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), sobre a Mostra do Vinho Catarinense; o PL 11/2017, do deputado Patrício Destro (PSB), incluindo a Festa do Maracujá de Araquari; e PL 27/2017, de Antonio Aguiar (PMDB), sobre a Festa da Ovelha de Campo Alegre. Foi aprovado ainda o PL 264/2017, de Nilso Berlanda (PR), que cria o Dia Estadual do Rio Canoas.
Agência AL