Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/07/2016 - 17h12min

Comissão apoia Festival Estadual “Nossa Arte” promovido pelas Apaes

Imprimir Enviar
Rita de Cassia Muller da Rosa, deputado José Nei Ascari e o presidente da Feapaes, Julio César Aguiar

Parceira da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Santa Catarina (Apae/SC), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa vem contribuindo na divulgação do X Festival Estadual Nossa Arte, promovido pelas Apaes catarinenses. Com abertura na noite desta segunda-feira (11), o evento segue com uma ampla programação até 13 de julho no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Com mais de 500 alunos envolvidos, oriundos de diversas sedes das Apaes do Estado, o evento consiste em revelar uma grande apresentação artística em diferentes categorias. Entre as atividades que farão parte do cronograma, durante os três dias de festival, a música, dança, dança folclórica, artes cênicas e a exposição de trabalhos nas categorias artes visuais, artesanato e artes literárias prometem emocionar o público.  
À frente da presidência da comissão, o deputado José Nei Ascari (PSD) destacou a importância do festival no desenvolvimento e autoestima de cada aluno. Ao ressaltar as evoluções das Apaes espalhadas nas diversas regiões do Estado, o parlamentar demonstrou satisfação ao concluir que a atividade desenvolvida nas sedes vem fortalecendo o processo de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. "Entre tantas ações, o festival é mais uma oportunidade de inclusão através da arte. Neste processo, o aluno vivencia uma nova experiência e conquista sua autoestima." Na ocasião, Zé Nei frisou que o Parlamento é um grande apoiador de grande projetos, como este desenvolvido pela Federação das Apaes do Estado de SC (Feapaes) .
De acordo com o presidente da Feapaes, Julio César Aguiar, a iniciativa visa por intermédio da arte exprimir toda a capacidade do aluno, onde cada um supera seus limites e suas emoções. "Este é um mega festival que, além de contribuir com a capacidade motora de cada participante, quebra metas e desafios. Deste festival, os primeiros classificados irão representar Santa Catarina no X Festival Nacional Nossa Arte das Apaes, que acontecerá em dezembro, na cidade de Recife, em Pernambuco."
Ao lembrar que o festival é uma realização da Federação das Apaes de SC, em parceria com as unidades de Florianópolis, São José, Biguaçu, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça, a presidente do Conselho das Apaes de Florianópolis, Rita de Cassia Muller da Rosa, atribuiu o sucesso do evento a força de vontade de cada aluno. Rita explicou que cada apresentação traz a pureza e espontaneidade dos participantes. "É surpreendente o belíssimo espetáculo e trabalhos expostos pelos  'alunos artistas'. Nesta iniciativa é possível vivenciar que a criatividade humana não tem limites." 
Já a presidente da Apae de Florianópolis, Elizabeth Teresa Donato das Neves, destacou que, com 15 participantes, a sede da Capital vai contar com 14 alunos no artesanato e um na música. "Por gostarem tanto do que fazem, os alunos vêm se dedicando cada vez mais na oportunidade de expressarem suas habilidades. A cada edição uma nova revelação, uma nova conquista, tanto na barreira física quanto emocional."

Programação:
Segunda-feira, 11 de julho, às 19h – Abertura e apresentações da categoria Música
Terça-feira, 12 de julho, às 17h – Apresentações das categorias Dança Contemporânea e Dança Folclórica
Quarta-feira, dia 13 de julho, às 15h – Apresentações categoria Artes Cênicas e encerramento

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar