Comissão aborda relações comerciais e tecnologias para o empreendedorismo no Estado
Hub de empreendedorismo, relações entre Brasil e Portugal, Brasil e Israel, e projetos e dificuldades na área de maricultura foram as pautas discutidas na primeira reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, da Alesc, na tarde desta quarta-feira (21).
De autoria do deputado Jair Miotto (União), presidente da comissão, o Requerimento 20/2024 trata de convites para participarem de reuniões posteriores, empresas e entidades. Uma delas, ainda sem data definida, será com a Ilhahub – Hub de empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação, a fim de discorrer sobre a Economia Azul - de acordo com o Banco Mundial, economia azul é o “uso sustentável dos recursos oceânicos para o crescimento econômico, a melhoria dos meios de subsistência e do emprego, preservando a saúde do ecossistema.
Outra reunião aprovada, com a Câmara Brasil-Portugal e Câmara Brasil-Israel, vai tratar sobre projetos dessas instituições no ano de 2024, e com a Alga Brasil, empresa de biotecnologia, para debater sobre projetos e dificuldades na área de maricultura no Estado.
Miotto afirmou tratar-se de temas importantes para a área da Ciência e Tecnologia, mas também para a área de Economia do Estado. Em relação aos vínculos de Santa Catarina com Israel, o parlamentar informou que, no mês de março, está pré-agendada uma reunião com a consulesa israelense.
“Eu creio que é um tema muito importante para nossa comissão a questão da relação com Israel. Inclusive, o modelo utilizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, é o modelo de Israel, uma referência em tecnologia e em startups."
Matheus Cadorin (Novo), lembrou a viagem que fez junto à Câmara Brasil-Israel, em 2023, e as oportunidades de relacionamento comercial, especialmente com Santa Catarina.“Cito aqui alimentos processados, vestuário de praia, e turismo. Temos dados de que a Câmara trouxe em torno de quatro mil israelenses a Florianópolis para passar as férias, especialmente jovens no momento de transição entre o ensino médio e a faculdade".
O parlamentar também destacou a expectativa de parcerias na área da tecnologia. "Fizemos um contato importante com uma das maiores Ventures Capitals - tipo de investimento em empresas normalmente iniciantes, de porte pequeno ou médio -, que tratam de economia de startups voltadas para a economia portuária e já estamos fazendo inclusive um link com a nossa Secretaria de portos para que a gente possa entender que tipo de investimentos pode ser feitos bilateralmente”.
Agência AL