Começa nesta sexta-feira (4), em São Joaquim, a 3ª Vindima de Altitude
Começa hoje, em São Joaquim, a 3ª edição da Vindima de Altitude. O evento, que celebra a colheita da uva na região serrana catarinense, se estende até o dia 27 com atrações em 15 vinícolas diferentes.
Conforme o presidente da Vinho de Altitude – Produtores e Associados, Acari Amorim, a ampliação da programação é a principal novidade da edição deste ano da festa, que contará com apresentações no centro e em vinícolas de São Joaquim e de dez municípios vizinhos. “Durante todos os quatro fins de semana de março, teremos atrações. Elas começam na sexta e vão até domingo. Serão visitas às vinícolas, com shows musicais, de dança, de teatro, além das degustações de vinho e da parte gastronômica”, explica.
A ampliação das atividades, segundo Amorim, se deve ao sucesso alcançado na Vindima de 2015, quando cerca de 25 mil pessoas participaram. Para este ano, a expectativa é dobrar o número de visitantes. Atualmente, a atividade movimenta 35 vinícolas na região de São Joaquim, com produção de uvas (principalmente das variedades Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc) em 600 hectares, que resultam em 1 milhão de garrafas de vinho por ano, gerando 2 mil empregos diretos e faturamento próximo dos R$ 200 milhões.
Importância econômica
As uvas de altitude – produzidas 900 metros acima do nível do mar - ganham cada vez mais destaque nos municípios que compõem a região serrana catarinense. De acordo com a secretária da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Joaquim, Solange Pagani, a atividade já é a segunda mais importante da economia regional. “A Vindima é um momento de celebração, mas também de relevante para a nossa economia. Graças à pesquisa desenvolvida pela Epagri e aos investimentos feitos pelos empresários do setor, em 15 anos conseguimos um salto de qualidade na produção, que projetou a vitivinicultura na economia serrana”, disse.
Para o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Melo, os vinhos de altitude têm qualificado o turismo, com importância não apenas para a região serrana, mas para todo o estado. “A Vindima é mais que uma festa. Ela simboliza o crescimento de um setor que gera divisas para o estado e que movimenta todo o setor turístico, como os restaurantes, as pousadas, os hotéis”, afirmou.
O deputado Gabriel Ribeiro (PSD), representante da Serra Catarinense na Assembleia Legislativa, também ressaltou a importância cultural e econômica dos vinhos de altitude. “Esse produto representa hoje uma engrenagem da economia de Santa Catarina e vem para combater a sazonalidade do nosso turismo, além de fortalecer a cultura da nossa região”, comentou.
Confira a programação da 3ª edição da Vindima de Altitude
Serviço:
- O quê: A 3ª Vindima de Altitude – Festa da colheita das uvas de altitude de Santa Catarina.
- Quando: de 4 a 27 de março, sempre de sexta a domingo.
- Onde: São Joaquim e vinícolas de municípios vizinhos.
- Atrações: programação completa.
- Quanto: gratuito para as apresentações culturais.
(Alexandre Back, com informações de Marcelo Espinoza)