Começa nesta sexta a terceira etapa de saques do FGTS inativo
Começa nesta sexta-feira (12) a terceira etapa de saques das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), relativa aos trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto. Para atender a demanda, a Caixa Econômica Federal (CEF), instituição responsável pelos pagamentos, vai ampliar o horário de atendimento de suas agências.
A estimativa da Caixa é que 25% dos trabalhadores com contas inativas no FGTS sejam contemplados nesta fase, o que equivale a aproximadamente 7,6 milhões de pessoas. O montante de recursos disponível para saque nesse mês ultrapassa os R$ 10,8 bilhões. Cerca de 3,2 milhões de correntistas do banco (42% do total) devem receber os recursos automaticamente em suas contas logo que a liberação seja oficializada.
Abertura antecipada
Para esclarecer dúvidas e atender trabalhadores que pretendem sacar os recursos, nesta sexta-feira (12) todas as agências da CEF abriram duas horas mais cedo, às 8 horas.
Em Florianópolis a movimentação pelos recursos já era sentida logo nas primeiras horas da manhã, com diversas pessoas se dirigindo às agências da Caixa localizadas no centro da cidade.
Este foi o caso do açougueiro William Silveira Rinques, natural do Rio Grande do Sul, que foi ao banco sacar o benefício acompanhado de familiares. “Há uns dez dias que estou nesta expectativa, mas finalmente consegui sacar. Esse dinheiro veio em boa hora, pois vai me ajudar a pagar umas contas e ainda poderei guardar um pouco, o que é sempre bom.”
A intenção de quitar débitos também foi mencionada pelo servente paranaense Tiago Rodrigues da Silva, ao retirar os recursos a que tem direito. “Esse dinheiro veio em boa hora. Vou conseguir pagar minhas contas e ainda vai sobrar alguma coisa, graças a Deus.”
Neste sábado, a Caixa abrirá algumas agências, das 9 às 15 horas, especialmente para atender à demanda ligada ao FGTS. O horário especial de atendimento será repetido na segunda e na terça-feira, dias 15 e 16.
Agência AL