15/10/2009 - 17h30min
Começa hoje 3ª Edição do Rodeio Country
O Rodeio Country, considerada uma das maiores atrações da 17ª Efapi, começa hoje (15), a partir das 20 horas, na Arena Multiuso. O evento será conduzido pelos locutores César Paraná, Marcos Brasil e Ricardo Martins. Agora à tarde tiveram início as provas de três-tambores, de percurso contra o tempo.
Segundo o presidente da Comissão Agropecuária da feira, Ricardo Lunardi, até domingo, último dia de Efapi, serão realizadas provas de tambor, laço, teen taning, montaria e balizas. “Temos 150 animais inscritos, várias categorias e várias provas. A Arena tem capacidade para abrigar 17 mil pessoas e esperamos que o público lote as acomodações como fez em anos anteriores”, disse. Esta é a 3ª edição do Rodeio Country.
Lunardi afirmou que para a montaria em touro já se inscreveram 42 peões. E as inscrições podem ser realizadas até uma hora antes do início das competições. “Aos vencedores estamos oferecendo quatro motos e premiação em dinheiro. O que mais nos deixa felizes é que temos campeões presentes aqui, como o vice-campeão de Barretos, Luiz Moreira.” Estão inscritos peões e amazonas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, além de Santa Catarina.
Uma das competidoras é Andressa Carminatti, de 15 anos, que monta há quatro anos. Residente em Xanxerê e dona do cavalo Oriun, também de 15 anos, Andressa afirmou que competir é “muito bom” e que tem “grandes expectativas\" para este ano. “Eu me preparei muito e tenho esperanças de que posso alcançar uma boa colocação.”
Rodeio Country
A equipe de rodeio César Paraná, uma das mais premiadas do Brasil, inclusive com o prêmio de Barretos (SP), referência na atividade, é composta por palhaços, salva-vidas, cavaleiros, cavalos, touros e bois. Eles protagonizam provas de laço, três-tambores e teen taning.
No evento, também será realizado um show pirotécnico. Para dar mais emoção ao espetáculo, a equipe utilizará touros e cavalos preparados especialmente para derrubar os peões. Devem entrar em cena os “touros-máquinas”, que pesam de 800 a 1.200 quilos, ao lado de cavalos rebeldes e quase indomáveis. De acordo com Lunardi, “esses animais são garantia de adrenalina da primeira até a última montaria.”
Hoje, amanhã e sábado, durante o dia, ocorrerão as provas classificatórias de tambor e laço, para seleção de dez competidores que entram na arena nos três últimos dias de Efapi. (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)