06/05/2009 - 17h13min
Começa amanhã o Encontro da Integração Sul-Americana
Autoridades, empresários e técnicos do Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, Venezuela e Brasil se reúnem a partir de amanhã (7), em Florianópolis, para o Encontro da Integração Sul-Americana na Saúde, nas Questões Aduaneiras e na Legislação de Trânsito. O evento acontece de 7 a 9 de maio, no CentroSul, em Florianópolis, por iniciativa do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM) e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Entre os debates do encontro está a unificação das normas aduaneiras e da legislação de trânsito entre os países da UPM e a garantia de atendimento médico-hospitalar aos motoristas de carga que fazem a travessia do trecho Argentina-Chile. Esses caminhoneiros enfrentam baixas temperaturas e interrupção do trecho em virtude da neve, o que provocou, só no ano passado, a morte de 27 motoristas brasileiros. A partir das discussões e propostas do encontro de Integração Sul-Americana será elaborada a Carta de Florianópolis, que será encaminhada aos governos dos países participantes. O evento tem apoio da Unimed/Mercosul e da NTC & Logística.
Serviço
Evento: Encontro da Integração Sul-Americana na Saúde, nas Questões Aduaneiras e na Legislação de Trânsito
Data: de 7 a 9 de maio
Local: CentroSul (Rua Gustavo Richard, Baía Sul, Centro, Florianópolis)
Programação
Dia 7 (quinta-feira)
19 horas: Sessão Solene de Abertura
Dia 8 (sexta-feira)
9 horas – Painel sobre o transporte rodoviário de cargas e a legislação de trânsito nos países da UPM
11 horas – Painel sobre a legislação de trânsito para veículos de passeio e a integração turística
14 horas – Painel sobre a logística e o transporte rodoviário de cargas e as normas aduaneiras nos países da UPM
16h15min – Painel sobre a integração do atendimento médico hospitalar e a unificação dos planos de saúde nos países da UPM
Dia 9 (sábado)
9 horas - Apresentação das conclusões e leitura da Carta de Florianópolis