Com direito a banho de batismo, Carlos Moisés toma posse na Alesc
Com direito a um banho de mangueira, o governador de Santa Catarina, Carlos Moises da Silva (PSL), tomou posse, na tarde desta terça-feira (1º), juntamente com a vice-governadora Daniela Cristina Reinehr (PSL), em sessão solene na Assembleia Legislativa. A solenidade, comandada pelo presidente do Parlamento estadual, deputado Silvio Dreveck (PP), durou aproximadamente 45 minutos.
Após participar de um culto ecumênico na Catedral Metropolitana de Florianópolis, Moisés e Daniela chegaram ao Palácio Barriga Verde, acompanhados de familiares, às 15h20. Na Sala de Reuniões da Presidência da Alesc, o novo governador fez um pronunciamento rápido e respondeu a três perguntas dos jornalistas.
GALERIA: Confira fotos da posse do governador Carlos Moisés da Silva
Dentro do horário previsto, às 16 horas, teve início a sessão solene. Na presença do chefe do Poder Judiciário, desembargador Rodrigo Collaço; do procurador-geral de Justiça, Sandro Neis; e do agora ex-governador Eduardo Pinho Moreira, Moisés e Daniela foram conduzidos até a mesa de autoridades pelos deputados Leonel Pavan (PSDB) e Dirce Heiderscheidt (MDB).
Durante a sessão solente, Pinho Moreira fez um discurso de despedida, no qual elencou pontos que considera como avanços nos nove meses em que governou o Estado. Destacou a redução do déficit das contas públicas de R$ 2 bilhões para R$ 500 milhões, sem que houve atraso no pagamento dos salários dos servidores. Apontou, ainda, melhorias na saúde pública e a redução nos índices de criminalidade.
“Em 2018, o povo, nas urnas, decidiu por uma mudança radical. Vocês [Moisés e Daniela] têm a oportunidade de fazer o que as pessoas tanto esperam”, afirmou o ex-governador. “Sei que vocês são pessoas preparadas para exercer dignamente esses cargos em favor do povo de Santa Catarina.”
Compromissos reafirmados
Após prestarem o juramento e assinarem o termo de posse, Moisés e Daniela foram declarados empossados, às 16h30, pelo deputado Silvio Dreveck (PP) como novos governador e vice de Santa Catarina.
Em um discurso de 10 minutos, Moisés reafirmou compromissos de campanha: governo enxuto, conduzido por técnicos e especialistas nos cargos de primeiro escalão; combate à corrupção e aumento da transparência. Reconheceu a necessidade de fazer ajustes na folha de pagamento, de equacionar problemas na Previdência estadual. Destacou a necessidade de melhorar o gasto público e fazer a receita crescer sem o aumento de impostos.
“O recado do eleitor nas urnas se materializou na nossa vitória, que culminará com uma nova forma de governar”, disse.
Moisés fez um apelo à Assembleia. Pediu para que as disputas políticas e divergências partidárias sejam deixadas de lado. “Convido todos a servirem a um só propósito: colocar Santa Catarina em primeiro lugar. Tenho certeza que serei atendido. Há muito trabalho a ser feito e isso só será possível com a dedicação dos senhores. O que a sociedade espera é uma Santa Catarina boa não só para quem governa, mas para todos que vivem aqui, sem exceção.”
O governador quer trazer para o poder público as boas práticas das empresas catarinenses, ampliar a informatização e as políticas públicas nas áreas essenciais. “O governo começa com uma grande reforma, cujo foco será ajustar a gestão em áreas vitais, onde a economia gerada irá alavancar a capacidade de investimento do Estado.”
Moisés considerou que a infraestrutura de Santa Catarina dever ser melhorada, com investimentos prioritários. “Os investimentos em infraestrutura vão possibilitar o crescimento no nosso estado, com o aumento de receita para investimento em áreas prioritárias, como saúde, segurança e educação.”
O deputado Silvio Dreveck fez um rápido pronunciamento, no qual desejou sucesso ao novo governador. “Sabemos que por mais que se faça, não se consegue satisfazer a todos, mas temos certeza que vossa excelência tem o desejo de fazer o melhor pelos catarinenses”, disse o presidente da Alesc.
Banho
Durante mais de uma hora, Moisés e Daniela receberam os cumprimentos dos presentes à solenidade. Antes de deixar o Palácio Barriga Verde, por volta das 18 horas, eles passaram em revista à Guarda de Honra da Polícia Militar e receberam homenagens de PMs e bombeiros militares.
Por ser bombeiro militar da reserva, Moisés recebeu um banho de mangueira dos bombeiros que o aguardavam na frente do Palácio Barriga Verde. O banho de batismo é uma tradição da corporação para todos os seus membros que são promovidos.
Confira como foi a sessão solene de posse:
Agência AL
Saiba Mais
- Carlos Moisés da Silva toma posse como governador de Santa Catarina
- Coletiva: novo governador reforça necessidade de gestão técnica e transparente
- Sessão Solene de Posse do Governador
- Presidente da Alesc deixa sua mensagem durante cerimônia de posse de Carlos Moisés
- Carlos Moisés faz primeiro discurso após assinatura da posse como governador
- Eduardo Pinho Moreira deixa cargo de governador nesta terça-feira (1)
- Governador Moisés dá entrevista coletiva na Assembleia Legislativa antes da cerimônia de posse