Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/11/2012 - 15h01min

Com atuação preventiva, Bombeiros Militares de SC completam 86 anos

Imprimir Enviar
Homenagem foi proposta pela Mesa da Assembleia Legislativa

Os 86 anos de fundação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foram comemorados em sessão especial realizada na noite desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa. Durante o evento, foram homenageadas personalidades que tiveram destaque no fortalecimento da corporação.
A sessão foi proposta pela Mesa da Assembleia, por meio de projeto aprovado por unanimidade pelos deputados. “Os homens do Corpo de Bombeiros Militar colocam suas vidas em risco para salvar a vida da população catarinense. É uma singela homenagem do Parlamento ao relevante serviço prestado pela corporação”, afirmou o deputado Darci de Matos (PSD), que presidiu a sessão.
“A gente aprende a gostar da corporação dos bombeiros desde pequeno. Um dos meus primeiros brinquedos foi a imitação de um caminhão de bombeiro”, completou o deputado Elizeu Mattos (PMDB), ao justificar a admiração que a população tem pela corporação. Também participaram da sessão os deputados Manoel Mota (PMDB), Reno Caramori (PP), Gilmar Knaesel (PSDB) e Romildo Titon (PMDB), que foi homenageado pelos Bombeiros.
A homenagem teve apresentação de vídeo institucional da corporação e da Banda do 63º Batalhão de Infantaria, que executou o Hino Nacional e o Hino dos Bombeiros Comunitários.

Transformação
Em nome dos homenageados, o coronel Milton Antonio Lazzaris afirmou que o Parlamento catarinense é um local especial para os Bombeiros, devido à votação de projetos e à realização de sessões que foram importantes para o fortalecimento da corporação. “Nossa corporação nasceu para proteger, cuidar da vida e salvá-la a qualquer custo. Quem é bombeiro é privilegiado. Servir nesta corporação é, antes de tudo, uma honra”, afirmou.
O coronel também destacou a transformação do Corpo de Bombeiros nos últimos dez anos, com a incorporação de novas técnicas e tecnologias no atendimento da população. “Esse crescimento se deu graças à autonomia dos Bombeiros em 2003, uma conquista da população”.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos de Oliveira, a homenagem da Assembleia é um reconhecimento ao trabalho da corporação. “Nesse tempo, muita coisa mudou. Antes, éramos conhecidos mais por apagar incêndios. Hoje, trabalhamos preventivamente, com socorro pré-hospitalar, salvamento aquático”, disse.
Os Bombeiros Militares foram constituídos pela Lei Estadual nº 1.288, sancionada em 16 de setembro de 1919 pelo então governador Hercílio Luz. Na época, o nome oficial era Seção de Bombeiros, constituídas por integrantes 28 integrantes da Força Pública. Hoje, são quase 3,8 mil homens espalhados por 107 municípios catarinenses.

Os homenageados

  • Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (Coronel Marcos de Oliveira)
  • Paulo Conceição Caminha, coronel da Polícia Militar
  • Albertino Mafra, subtenente dos Bombeiros
  • Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina
  • Luiz Henrique da Silveira, senador
  • César Augusto Grubba, secretário de Estado da Segurança Pública
  • João Henrique Blasi, desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina
  • Romildo Titon, deputado estadual
  • Milton Antonio Lazzaris, coronel da Polícia Militar
Voltar