Com apoio do Legislativo, AMAs elaboram estatuto de associação estadual
Representantes das oito Associações de Amigos do Autista (AMAs) estabelecidas em Santa Catarina reúnem-se nesta quinta-feira (9) com membros da assessoria da Comissão de Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa para concluir a redação do estatuto que cria uma entidade estadual das AMAs. As entidades atendem aos municípios de Florianópolis, Campos Novos, Joinville, Jaraguá do Sul, Criciúma, Lages, Fraiburgo e Balneário Camboriú.
Para o presidente da comissão, deputado José Nei Ascari (PSD), a constituição de uma associação estadual é um marco histórico na defesa dos direitos da pessoa com autismo. Segundo o parlamentar, a reunião técnica realizada nesta quinta-feira é resultado da interação das entidades com a comissão. “Estamos saindo da retórica dos encaminhamentos feitos em audiência pública sobre o autismo ocorrida no ano passado e partindo para a prática, que é a materialização de uma entidade que vai congregar os interesses de todas as AMAs do estado”, ressaltou.
A vice-presidente da AMA de Criciúma, Estefânia Miranda Borges, destacou que a união de forças para a criação de uma associação estadual garante mais representatividade na defesa dos direitos da pessoa com autismo. “Até então, as associações trabalhavam de forma isolada. O objetivo dessa unificação é lutar para que as intenções saiam do papel e se transformem em realidade, fazendo valer os direitos dos autistas”.
Os participantes da reunião também trataram do planejamento de ações para o ano de 2013 e da organização do 1º Seminário Catarinense de Autismo. O evento será realizado em Joinville, de 22 a 24 de maio. As inscrições devem ser feitas no site www.amajoinville.org .
Política estadual
O Projeto de Lei 344/2012, que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista,deve ser votado em Plenário ainda neste mês. A matéria, de autoria de Ascari, foi aprovada pelos membros da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência no último dia 30.
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que há cerca de 70 milhões de pessoas no mundo com autismo. Apesar de não haver uma pesquisa oficial, acredita-se que no Brasil são mais de 2 milhões de autistas.
Rádio AL