Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/02/2015 - 12h47min

Com a posse dos suplentes, confira curiosidades da atual legislatura

Imprimir Enviar
FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

Com a posse do suplente Dalmo Claro de Oliveira (PMDB), nesta terça-feira (10), ficou definida a composição da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Confira curiosidades sobre a nova legislatura.

Representação por regiões
O Oeste/Meio-Oeste segue com o maior número de parlamentares na próxima legislatura. Ao todo, são 11 deputados. O Sul tem oito parlamentares, seguido do Norte, com sete, e do Vale do Itajaí, com seis.

A Grande Florianópolis conta com cinco deputados. O Planalto Serrano conta com duas cadeiras.

Representação feminina
Para 2015, a bancada feminina conta com três deputadas, já que Ada de Luca (PMDB) se licenciou para ocupar a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania, e sem a perspectiva de aumentar, já que entre os demais suplentes mais bem posicionados dos partidos e coligações com representação não há mulheres.

Idade
A média de idade dos deputados da próxima legislatura será de 51 anos. Hoje, o mais jovem parlamentar é João Amin (PP), com 34 anos; o mais idoso, Manoel Mota (PMDB), com 73 anos.

Profissões
Os advogados são maioria entre as profissões. Atualmente, a Assembleia tem em seus quadros 11 advogados, sem contar aqueles que fizeram a faculdade de Direito, mas não exercem a profissão.

Já a “bancada médica” conta com cinco deputados médicos. Os administradores seguem seis cadeiras. Há, ainda, agropecuaristas (dois), empresários (três) e comunicadores (dois), entre outras profissões.

Mandatos
Dos atuais 40 deputados, 16 estão em primeiro mandato, incluindo três suplentes. Na outra ponta, dois parlamentares dividem o recorde de mandatos na Assembleia: Romildo Titon (PMDB) e Narcizo Parisotto (DEM), com seis legislaturas, cada. Ambos chegaram ao Parlamento em 1995 e poderão seguir até 2019.

Mas o recordista de permanência na Assembleia é Manoel Mota. Embora esteja atualmente como suplente, ele chegou ao Parlamento em 1991 e participa de sua sétima legislatura.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar