Colunista de Curitibanos lança seu primeiro livro de crônicas
A Assembleia Legislativa promoveu na noite de segunda-feira (20) o lançamento do livro A Outra Beleza, da colunista Natália Sartor de Moraes. Na presença de familiares e amigos, a autora lançou sua primeira obra, composta por crônicas. Aos 23 anos, graduada em Direito, Natália descobriu o prazer da escrita na infância e ao longo dos anos aprimorou sua habilidade chegando a produção dos textos para sua coluna, Nas malhas do cotidiano, do Jornal A Semana, de Curitibanos, no Meio-Oeste catarinense.
De acordo com Natália, as crônicas têm uma fruição densa, mas de aspectos leves da vida, nas quais ela cria em seu universo literário a reorganização da própria vida, dos espaços percorridos, dos caminhos cruzados e das palavras sortidas. Ela destaca que o livro de crônicas traz textos compilados a partir das publicações no site do A Semana.
Apesar de prevalecer o estilo lírico em seus textos, Natália também reservou textos factuais e produções com uma pegada regional, a fim de cativar os leitores de Curitibanos e região. "Nesse livro, quem acompanha minhas produções poderá conhecer muito bem meu estilo, não apenas o lirismo, mas também outras publicações que aprecio", informou.
Conforme Natália, a escrita se tornou um hábito. "Eu escrevia mais por fluxo de consciência e adorava a poesia, mas, após alguns cursos e oficinas, acabei me apaixonando pela produção de crônicas, sem deixar a poesia de lado", lembrou.
À frente da coluna desde 2015, Natália diz que via a publicação de um livro como um sonho distante. "Foi um caminho longo, com muita dedicação, estudo e revisões para chegar até o resultado final, sem perder a essência da escrita original", frisou.
O lançamento do livro pela Editora Metamorfose, de Porto Alegre (RS), só foi possível devido à ajuda do escritor gaúcho Lucas de Melo Bonez, que conheceu a catarinense através da troca de textos, e propôs a publicação. Nas referências de Natália para a produção de suas escritas semanais e também para a publicação do livro, estão muitos brasileiros conhecidos por suas crônicas. Entre eles, o paranaense Luis Henrique Pellanda e os gaúchos Martha Medeiros e Luiz Fernando Veríssimo, além de Clarice Lispector.
Sala de Imprensa