Colombo reassume SC e quer reforma administrativa aprovada ainda este ano
O governador reeleito de Santa Catarina, Raimundo Colombo, afirmou que pretende encaminhar até o fim deste ano à Assembleia Legislativa a reforma na estrutura administrativa do estado. Colombo reassumiu na tarde desta segunda-feira (6) o governo de Santa Catarina, após ficar quase 40 dias afastado para se dedicar à campanha eleitoral para a reeleição.
A transmissão do cargo ocorreu no gabinete do governador no Centro Administrativo, em Florianópolis. O presidente do Tribunal de Justiça (TJSC), desembargador Nelson Schaefer Martins, devolveu o comando do estado a Colombo. Após a solenidade, o governador reeleito concedeu entrevista coletiva no Teatro Pedro Ivo Campos, acompanhado do vice-governador reeleito Eduardo Pinho Moreira e do senador eleito Dário Berger.
Colombo afirmou que para o segundo mandato, que começa em 1º de janeiro de 2015, pretende fazer “mudanças profundas na estrutura do governo”. Para isso, espera a conclusão de um estudo que vai compactar órgãos do governo e reduzir o custo da manutenção da máquina administrativa.“Temos muitos órgãos que funcionam em paralelo, como é o caso da SC Parcerias e da Prodesc, que podem ser uma só. É nesse sentido que estamos trabalhando, também para melhorar a qualidade do serviço público por esses órgãos à população”, afirmou.
Raimundo Colombo espera encaminhar para a Assembleia Legislativa os projetos que tratam da reforma administrativa ainda este ano. “Gostaria de ver votado [o projeto da reforma administrativa] ainda este ano para a gente começar o próximo governo já com toda a nova estrutura pronta e formatada. Eu vou me dedicar muito a isso nos próximos dias para concluir o estudo e encaminhar os projetos à Assembleia”.
Além da reforma administrativa, o governador reeleito quer fortalecer as ações do governo nas áreas mais importantes, como saúde, educação, segurança e obras. “Queremos investir bastante na saúde, melhorando e humanizando o atendimento. O mesmo faremos na educação”.
Os atentados registrados no estado há 10 dias também foram temas da entrevista. Colombo elogiou o trabalho do governador interino Nelson Schaefer e principalmente a maneira como o desembargador conduziu a reação do Estado aos novos ataques. O governador reeleito participa nesta terça-feira (7) de uma audiência pública com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em Brasília, para tratar do assunto.
Agradecimentos
Colombo agradeceu à população catarinense pela reeleição em primeiro turno, fato inédito na história do estado. Ele também comentou sobre o problema no olho esquerdo que o afastou por 10 dias da campanha e comprometeu sua participação em compromissos eleitorais e na gravação do programa para o horário político na TV por um mês.
Pinho Moreira também agradeceu à população pela reeleição. “Santa Catarina entendeu a qualidade do trabalho que estamos fazendo. Agora, o governador Colombo vai aperfeiçoar esse trabalho cada vez mais”, disse.
Já o senador eleito Dário Berger, além de agradecer pelos votos, fez elogios ao senador Luiz Henrique da Silveira e a Colombo. Ele se comprometeu a dedicar-se a vários temas em Brasília, entre eles o fim do Fator Previdenciário, as reformas políticas e a elaboração de um novo pacto federativo.
Agência AL