06/04/2010 - 19h29min
Cobalchini pretende elaborar projetos para diminuir desigualdades regionais
Reassumir o mandato na Assembleia Legislativa não provocou muitas mudanças na rotina do deputado Valdir Cobalchini (PMDB). Segundo ele, o comando da Secretaria de Estado de Coordenação e Articulação exigia contato diário com instâncias governamentais e deputados, por isso não chegou a perder o vínculo com a Casa. Na volta ao Legislativo, pretende apresentar projetos que possam ser levados a efeito, sejam executáveis, em termos legais e financeiros, e que façam diferença para diminuir as desigualdades regionais existentes em Santa Catarina.
Na opinião do parlamentar, conhecer a máquina administrativa facilitará a atuação na Assembleia Legislativa. Com a experiência e o conhecimento adquirido na secretaria, ele se considera mais preparado para exercer o papel de formulador de propostas.
Cobalchini planeja atuar por uma melhor distribuição dos recursos orçamentários, principalmente nas áreas de educação e saúde. Na saúde, vê como desafio a descentralização orçamentária para possibilitar a oferta regional dos serviços especializados de média e alta complexidade. “Santa Catarina é referência em desenvolvimento, mas temos regiões que precisam de uma atuação mais forte do Estado”, diz o deputado. Ele considera que municípios com menor índice de desenvolvimento humano e social – situados, por exemplo, no Planalto Norte, no Planalto Serrano, na região do Contestado, no Extremo-Sul e no Extremo-Oeste – devem ter prioridade no repasse de recursos. “Vamos apresentar propostas que possam corrigir distorções”. (Lisandrea Costa/Divulgação Alesc)