Circuito Sesc de Música terá apresentações em 26 municípios
Evento que já se incorporou ao calendário cultural catarinense, o Circuito Sesc de Música, com shows gratuitos de artistas e bandas por todo o estado, neste ano percorrerá um total de 26 municípios. O roteiro teve início no dia 12 de fevereiro, em Itajaí, e se estende até 19 de março, em São Miguel do Oeste, sempre com três dias de apresentações em cada cidade.
Além de levar cultura e entretenimento à população, o Circuito de Música, que chega à 14ª edição, tem como meta difundir a produção artística do estado, destaca a coordenadora de Cultura do Sesc, Maria Teresa Piccoli. “Temos muita produção autoral e de qualidade, que precisa ser mais bem conhecida do público local. A ideia então é valorizar o que é feito aqui, dando ainda a possibilidade para que estes trabalhos extrapolem as fronteiras de Santa Catarina.”
A cada ano, explica, uma curadoria mantida pela instituição escolhe três expoentes musicais, nascidos ou residentes no estado. Para o atual circuito foram selecionados o cantor Dudu Fileti, de Florianópolis, com o show “Amizade”, o grupo A Corda em Si, com “Sinfonia Azul”, também da Capital, e a cantora Bárbara Damásio, com “Você é Mesmo essa Flor”, de Balneário Camboriú. “Ao longo dos anos já selecionamos mais de 30 grupos, muitos dos quais instrumentais, mas em 2016 a canção veio com muita força e resolvemos privilegiar esta forma artística”, afirma Maria Teresa.
Repertório eclético
O músico catarinense Dudu Fileti ganhou destaque nacional pela sua participação no programa The Voice Brasil (2013/2014). Em “Amizade”, seu primeiro show autoral, destaca-se o repertório integralmente composto de músicas inéditas de autores residentes em Santa Catarina. Nas apresentações, o artista vai do rock ao samba de boêmio e até milonga. Com 30 anos de carreira, Dudu Fileti já foi vocalista das bandas Os Marcianos, Voo Livre, Zawajus, Nativos e Ecleticools.
A Corda em Si apresenta o conteúdo do disco “Sinfonia Azul”, com 13 canções autorais e duas de domínio público arranjadas para a formação contrabaixo acústico e voz. O movimento de ir e vir, trazer e levar, a respiração do mar, a emotividade, são alguns dos signos presentes nesta apresentação. O Duo, formado em 2009 por Fernanda Rosa e Mateus Costa, traz neste show uma linguagem contemporânea, tanto nas melodias e harmonias como na letra das canções. O nome “Sinfonia Azul” é uma expressão que faz parte da letra da música “Té Mais”, de Mateus Costa e Marcelo Mello, e faz uma referência ao som constante das ondas do mar.
O show “Você é mesmo essa flor” contempla músicas de compositores catarinenses contemporâneos, com influências do samba, jazz, bossa, música latina e brasileira, interpretadas por Bárbara Damásio, William Goe, Arnou de Melo e Davi Sartori. Bárbara Damásio desenvolve um trabalho genuinamente brasileiro e busca em suas interpretações uma estética sofisticada, aprimorando a concepção musical na junção da música instrumental e vocal.
A programação completa do Circuito pode ser acessada no site do Sesc.
Confira o roteiro das apresentações:
- Itajaí - 12 a 14 de fevereiro
- Joinville - 15 a 17 de fevereiro
- São Bento do Sul - 16 a 18 de fevereiro
- Mafra - 17 a 19 de fevereiro
- Canoinhas - 18 a 20 de fevereiro
- Jaraguá do Sul - 19 a 21 de fevereiro
- Blumenau - 21 a 24 de fevereiro
- Brusque - 22 a 23 de fevereiro
- Balneário Camboriú - 23 a 25 de fevereiro
- Tijucas - 24 a 26 de fevereiro
- Florianópolis - 26 a 28 de fevereiro
- Rio do Sul - 27 a 29 de fevereiro
- Vidal Ramos - 28 de fevereiro a 1º de março
- Pouso Redondo - 29 de fevereiro a 2 de março
- São José - 2 a 4 de março
- Laguna - 3 a 5 de março
- Tubarão - 4 a 6 de março
- Criciúma - 5 a 7 de março
- Urubici - 7 a 9 de março
- Lages - 8 a 10 de março
- Lages (pousada rural) - 9 a 11 de março
- Caçador - 11 a 13 de março
- Concórdia - 12 a 14 de março
- Xanxerê - 13 a 15 de março
- Joaçaba - 14 a 16 de março
- Chapecó - 16 a 18 de março
- São Miguel do Oeste - 17 a 19 de março
Agência AL