Cidades Lixo Zero é pauta de encontro na Assembleia Legislativa, segunda-feira
Qual o modelo que os municípios devem adotar na gestão de resíduos? A questão será debatida segunda-feira ( 26), a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa, com a participação de palestrantes internacionais, como Steven Chiv, do departamento de meio ambiente de São Francisco, nos Estados Unidos.
A região metropolitana de São Francisco, conta com quase dois milhões de habitantes, e é exemplo mundial no tratamento dos resíduos, tendo como meta ser lixo zero até 2020. Atualmente a cidade tem o índice de 82% de desvio de materiais para aterros, principalmente baseado na reciclagem e na compostagem.
Steven Chiv diz que a cidade chegou a esse patamar por meio do planejamento e do envolvimento e cooperação dos legislativos municipal e estadual. “As leis determinam as metas e índices que devemos alcançar, dão suporte em nossas ações e garantias e incentivos aos empreendedores locais”, ressalta.
Também participam do evento o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini e Pal Martenson, de Gotemburgo, Suécia. Segundo Rodrigo Sabatini, ”a ideia é mostrar que é possível construir uma cidade, um ecossistema propício ao desenvolvimento de empregos, renda e impostos, a partir do cuidado com o desperdício, com a construção de uma sociedade responsável e lixo zero.”
O evento será focado em legislação para o lixo zero e é destinado a legisladores estaduais e municipais, gestores públicos, prefeituras, investidores e empreendedores, mas estará aberto também ao público em geral.
Semana Lixo Zero
De 23 a 31 de outubro acontece a sexta edição da Semana Lixo Zero nos estados do sul ( Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ), em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Ao todo o evento cobrirá as seis capitais e mais de 15 cidades do interior do país. A Semana Lixo Zero é um evento promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil e tem como base uma plataforma de mobilização social por nicho, setores da sociedade, que são convidados a refletir em relação a responsabilidade sobre o consumo e seus resíduos.
O evento tem como filosofia dar visibilidade as boas práticas, que envolvam a conscientização, a redução, o reuso, a reciclagem e a compostagem dos materiais orgânicos, e ao mesmo tempo, empoderar os agentes de mudança envolvidos na causa. “Queremos transformar o mundo pelo exemplo” comenta Rodrigo Sabatini.
As informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.semanalixozero.com.br e nas redes sociais. Para participar, basta procurar as agendas, uma vez que os eventos são descentralizados, ou atender o convite do Instituto e provocar, organizar um evento em sua casa, condomínio, associação, escola, empresa, para discutir o tema durante pelo menos uma hora.
Mais Informações
Instituto Lixo Zero Brasil
Marina Lorenzi
marina.lorenzi@ilzb.org
48 9925 9823
Rodrigo Sabatini
rodrigo.sabatini@ilzb.org
48 99822358