Carlos Chiodini toma posse como secretário de Estado do Desenvolvimento
O deputado Carlos Chiodini (PMDB) assumiu a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) nesta quarta-feira (4), em Florianópolis, com a proposta de manter indicadores de desenvolvimento catarinenses acima da média nacional. “A missão é fazer com que Santa Catarina nos próximos anos potencialize o seu parque produtivo multidiverso já instalado e o deixe pronto, com vertentes essenciais como a tecnologia, para os desafios que virão”, avalia Chiodini.
Outras metas da sua gestão são o estreitamento do relacionamento da SDS com suas entidades vinculadas, a redução de custeio da Secretaria, conforme a orientação do governo do Estado, e a ampliação e melhoramento dos programas já desenvolvidos pela pasta nas áreas de meio ambiente, inovação e desenvolvimento econômico.
Reeleito para um segundo mandato como deputado estadual, o parlamentar assume pela primeira vez uma secretaria estadual. “Para mim é um momento emblemático e importante. Vamos usar esta oportunidade para o bem do desenvolvimento de Santa Catarina”, diz. Sua passagem anterior pelo governo do Estado foi em 2007, como diretor do Porto de São Francisco do Sul.
Entidades desejam manter parcerias
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, acredita que as parcerias entre a FIesc e a SDS irão avançar. As entidades promovem juntas ações de desenvolvimento econômico. “Tenho certeza que vamos dar continuidade com o secretário Chiodini, sobretudo nas áreas de novas tecnologias visando ao desenvolvimento tecnológico para Santa Catarina”, prevê Côrte.
Parceiro da SDS em projetos voltados para os empreendedores, o Sebrae/SC esteve representado pelo seu diretor superintendente, Guilherme Zigelli. “A nossa expectativa é de que as parcerias firmadas no primeiro mandato do governador Colombo sejam mantidas e até se estendam”, espera Zigelli.
Parlamentares e secretários prestigiam a posse
Participaram da solenidade os deputados Aldo Schneider (PMDB), Ana Paula Lima (PT), Antônio Aguiar (PMDB), Dirce Heiderscheidt (PMDB), Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Ismael dos Santos (PSD), Manoel Mota (PMDB), Mauro de Nadal (PMDB), Patrício Destro (PSB), Silvio Dreveck (PP) e Valdir Cobalchini (PMDB).
O deputado Aldo Schneider (PMDB) considera que a posse de Chiodini na pasta seja importante para o fortalecimento das demandas dos cidadãos. “Representa transparência e rapidez nos pleitos da sociedade ao governo de Santa Catarina.”
Para o líder governista na Assembleia, Silvio Dreveck (PP), Chiodini conta com os atributos necessários para conduzir a Secretaria. “Prestigiamos este ato acreditando no bom trabalho do deputado Chiodini e nos colocando à disposição no legislativo para contribuir com os projetos que passarão por lá.”
No ato, o governador Raimundo Colombo foi representado pelo secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa. “O perfil do Chidioni é muito importante para o desafio de mantermos Santa Catarina como referência nacional e gerando oportunidades para os catarinenses”, disse Serpa.
Também estiveram presentes os secretários de Estado Ada De Luca, da Justiça e Cidadania; Moacir Sopelsa, da Agricultura e Pesca; e Murilo Flores, do Planejamento.