Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/07/2014 - 13h09min

Cheias, TCE e agricultura familiar, temas da sessão da manhã desta terça (15)

Imprimir Enviar
Sessão ordinária da manhã desta terça-feira (15). FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

Primeiro a utilizar a tribuna na sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira (15), Neodi Saretta (PT) manifestou sua preocupação com o estado da BR-153, sobretudo no km 2 da rodovia, próximo à divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com o tráfego interrompido para veículos de carga desde as últimas cheias na região, a perspectiva é que a estrada só esteja totalmente liberada em 30 dias, o que pode gerar grandes prejuízos econômicos para a região, alertou o parlamentar. "Apelamos ao governo do Estado para que, juntamente com o Dnit, encontre uma fórmula que possibilite agilizar, ao máximo, a abertura desta rodovia, tão importante para a economia do Oeste catarinense."

Mauricio Eskudlark (PSD), por sua vez, acrescentou que, além da recuperação da infraestrutura viária, é importante que entidades bancárias ou mesmo o poder público, nos âmbitos estadual e federal, disponibilizem linhas especiais que propiciem a retomada das atividades econômicas nas regiões alagadas. Ele citou como exemplo o ocorrido na localidade de Balneário Ilha Redonda, no município de Palmitos, onde empresários ligados ao setor de turismo vêm lutando para restabelecer suas atividades.

“Quando as águas baixam, os funcionários voltam e têm sua renda garantida. Já os empresários, não têm essa facilidade e necessitam de financiamentos bancários ou mesmo de incentivos governamentais para recompor o que perderam para as enxurradas.”
 
Escolha do novo conselheiro do TCE
Sargento Amauri Soares (PSOL) voltou a defender mudanças nos critérios de escolha dos conselheiros do Tribunal de Contras do Estado (TCE), processo atualmente coordenado pela Assembleia Legislativa. "Já temos dezenas de inscrições, o que indica que a sociedade quer participar desse processo, que não pode continuar sendo controlado pelos partidos, algo ofensivo à noção de república e democracia que deve existir em qualquer poder público."

Sobre o assunto, um projeto de lei complementar (PLC 16/2014), subscrito pelo parlamentar, em conjunto com o deputado Dirceu Dresch (PT), aguarda análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). "Esta iniciativa, que é o anseio de diversas entidades da sociedade civil, como o Observatório Social de São José, infelizmente está engavetada e não será votada em tempo hábil para a eleição do próximo conselheiro”, protestou.

Caravana da Agricultura Familiar
A Caravana da Agricultura Familiar, que percorreu diversas regiões catarinenses e que se encerra no próximo dia 24, no município de Pinhalzinho, no Oeste do estado, foi o assunto levado à tribuna por Dirceu Dresch. Durante o evento, frisou o parlamentar, foram tratados diversos temas de relevo para a agricultura catarinense, como a sucessão nas propriedades rurais, associativismo, legislação previdenciária, direitos das mulheres, além de questões ligadas à oferta de saúde e educação.

"A Caravana traz a experiência da democracia para o meio rural brasileiro e para as organizações, constituindo-se em um evento no qual o pequeno produtor é chamado a contribuir para as pautas, as lutas e o futuro da agricultura familiar”, disse.

Cobertura da Copa do Mundo
Kennedy Nunes (PSD) subiu à tribuna para parabenizar os profissionais de imprensa pela cobertura da Copa do Mundo de Futebol. "Como jornalista que sou, quero fazer um registro especial e um agradecimento a esses profissionais, desde os cinegrafistas, auxiliares, editores, até repórteres e apresentadores, que trouxeram os jogos até nós, em todos os seus detalhes."

Alexandre Back
Agência AL

Voltar