Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/10/2015 - 05h32min

Chapecó terá oncologia pediátrica a partir de dezembro

Imprimir Enviar
Vitor Gabriel Zamboni, de três anos, será um dos beneficiados com a criação da oncologia pediátrica em Chapecó. Foto: Miriam Zomer/Agência AL

A partir do dia 20 de dezembro, Chapecó passa a ser o terceiro município catarinense a oferecer tratamento em oncologia pediátrica. A assinatura do termo de compromisso para a disponibilização da especialidade médica aconteceu na manhã desta sexta-feira (16), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, e reuniu representantes do governo do Estado, deputados e lideranças da região. Na ocasião, também foram oficializadas a criação de um resgate aéreo em Chapecó e a entrega para municípios da região de 78 aparelhos para a realização de exames dermatológicos.

O serviço de oncologia pediátrica de Chapecó, segundo destacou o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, irá funcionar no Hospital da Criança Augusta Müller Bohner e atenderá a demanda de 116 municípios entre Dionísio Cerqueira e Curitibanos, que reúnem uma população em torno de um milhão de pessoas. Para tanto, a Secretaria já tem programada a liberação de R$ 24 milhões para a ampliação da unidade. "Com isto, o governo sinaliza seu objetivo de tornar o Hospital da Criança referência no atendimento infantil para toda a região Oeste."

Em todo o estado, apenas Florianópolis e Joinville oferecem a especialidade, fazendo com que os pacientes de outras regiões tenham que se deslocar por grandes distâncias em busca do atendimento.

Somente em Chapecó, afirmou a secretária municipal de Saúde, Cleidenara Weinrich, o número de crianças nesta situação chegou a três mil nos últimos oito anos. Cerca de 70 delas ainda permanecem em tratamento, mas já com grandes perspectivas de serem atendidas no próprio município, comemorou. "A prefeitura, inclusive, já contratou uma médica oncologista para fazer a transição destes pacientes para Chapecó. Sabemos que ainda temos muito o que fazer, mas só em saber que nossas crianças não terão mais que se deslocar para receber tratamento, já é uma grande vitória, pois trará mais conforto na luta contra essa doença tão cruel, que é o câncer."

Entre as famílias que passam a contar com o serviço está a de Vitor Gabriel Zamboni, de três anos, diagnosticado com câncer no testículo, com metástase pulmonar. A criança, que já passou por duas cirurgias e cinco sessões de quimioterapia, atualmente vem realizando todo o seu tratamento na capital do estado. "Não é só pelo desconforto com o deslocamento para ele e para nós. Há também os gastos que acabam pesando muito, mesmo com a ajuda fornecida pela a prefeitura. Por isso é tão boa essa notícia. Para nós e para todas essas outras famílias de crianças doentes, pelas quais acabamos criando amizade por estarem na mesma situação."

Resgate aéreo e dermatoscópios
A solenidade foi marcada ainda por dois outros anúncios. O primeiro deles é a criação de um resgate aéreo de emergência em Chapecó, viabilizado por meio de um convênio entre o governo do Estado, prefeitura municipal e Polícia Civil. O serviço será operacionalizado pelo Samu visando facilitar o deslocamento de pacientes graves. Também foram entregues 78 dermatoscópios, que devem aprimorar os diagnósticos e exames de pele realizados nas unidades públicas de saúde dos municípios da região.
Presente ao evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), afirmou que as ações sinalizam a busca por uma administração mais eficiente do orçamento público. "Quando se otimiza um helicóptero que estaria ocioso ou se promove a entrega destes aparelhos que vão economizar 10 mil consultas, se está racionalizando a aplicação dos recursos públicos."

Representante da região Oeste no Parlamento catarinense, Merísio, também destacou a disponibilização da oncologia pediátrica em Chapecó. "Isto significa uma mudança de paradigma da Secretaria de Saúde, que vem procurando descentralizar seus investimentos por todo o estado. E aqui na região temos todo o material técnico e humano para prestar um atendimento de qualidade para a nossa população."

Também participaram do evento o deputado Cesar Valduga (PCdoB) e o prefeito em exercício de Chapecó, Luciano Buligon (PSB).

Alexandre Back
Agência AL

Voltar