Chapecó recebe workshop da Responsabilidade Social nesta segunda (18)
A Comissão Mista de Responsabilidade Social realiza nesta segunda-feira (18), em Chapecó, o quarto workshop do Prêmio e Certificação de Responsabilidade Social 2014. Com o tema “Uma atitude de valor catarinense – o equilíbrio socioambiental em suas mãos”, o evento tem como objetivo divulgar a premiação e a certificação entre empresas e entidades com fins não econômicos e orientá-las na elaboração de seus balanços sociais, requisito principal para a concessão da Certificação de Responsabilidade Social.
O workshop começa às 13h30, no auditório da Câmara Municipal da Chapecó. Uma das novidades para o evento é a apresentação do case de uma das empresas certificadas na edição 2013, a Cooperativa Central Aurora de Alimentos. No workshop, os participantes também receberão informações sobre os benefícios e vantagens obtidos com a certificação e sobre o que empresas e entidades precisam para se inscrever na edição 2014 da premiação.
O vice-presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social, Elvio Silveira, destacou a importância da certificação, principalmente para as empresas. “Ter práticas de sustentabilidade social e ambiental é uma exigência mundial. Muitas empresas só conseguem fechar negócios com o exterior se tiverem uma certificação. Houve o caso de uma empresa que obteve um financiamento externo graças à Certificação de Responsabilidade Social”, diz.
Os workshops regionais começaram em julho, em São Miguel do Oeste, e já passaram por Joinville e Lages. Além de Chapecó, serão realizados outros três encontros: Itajaí (5 de setembro), Criciúma (15 de setembro) e São José (26 de setembro). Em todos, haverá - a exemplo do workshop de Chapecó – a apresentação de cases de empresas certificadas em 2013.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet no site da Assembleia Legislativa ou no local do evento. Mais informações pelo telefone (48) 3221-2919 ou pelo e-mail rsocial@alesc.sc.gov.br.
Saiba mais
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC, tendo por finalidade reconhecer e destacar as empresas privadas e entidades com fins não econômicos que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão visando à promoção do bem-estar da sociedade e à preservação ambiental.
As entidades concorrem em uma única categoria. Já as empresas concorrem em três categorias, de acordo com o faturamento anual (micro/pequena, média e grande empresa). Dentro de cada categoria há dois segmentos (indústria e comércio/serviços/turismo). A seleção das premiadas e das certificadas é feita pela Comissão Mista de Responsabilidade Social.
Além do Parlamento, participam dessa comissão a Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Conselho Estadual do Jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc), Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Conede), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SC), Federação das Associações Empresariais de Santa (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Federação do Comércio do Estado de Santa Catarina (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc), Observatório Social de Florianópolis (OSF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae).
Agência AL