Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
19:30 Em Discussão

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
01/07/2016 - 16h36min

Certificação: participantes devem ficar atentos a informações exigidas

Imprimir Enviar

As empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades sem fins lucrativos que pretendem se inscrever para a 6ª edição da Certificação de Responsabilidade Social precisam ficar atentas às informações que devem ser prestadas obrigatoriamente, no ato da inscrição, sob o risco de serem desclassificadas da premiação. As inscrições estão abertas desde o dia 15 de junho e prosseguem até 12 de setembro, exclusivamente pela internet, no site responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br.

A Certificação de Responsabilidade Social é realizada anualmente pela Assembleia Legislativa e mais 15 parceiros, entre entidades e órgãos públicos, para reconhecer as empresas, entidades e órgãos públicos que realizam ações na promoção do bem-estar da sociedade e da preservação ambiental. Para isso, os participantes devem publicar e apresentar o seu Balanço Socioambiental referente ao ano de 2015, no qual vão constar as ações desenvolvidas na área.

A presidente da Comissão de Assessoramento da certificação, Ana Júlia Thiesen, explica que, além do Balanço Socioambiental, outras informações são obrigatórias para a validação da inscrição, entre elas a base de cálculo de cada ente com fins econômicos participante, que consiste nos valores em reais da receita bruta, receita líquida, resultado operacional e folha de pagamento bruta dos anos de 2014 e 2015. As entidades com fins não econômicos também devem apresentar essas informações, além das origens e aplicações de recursos, inclusive a valoração do trabalho voluntário.

“Essas informações são importantes porque além de darem transparência a todo o processo, a comissão tem parâmetros para avaliar o real impacto das ações promovidas pelo participante na área socioambiental”, explica Ana Júlia. 

A relação das informações exigidas está no edital da certificação. A ausência delas está entre os principais motivos para a desclassificação de participantes. Em 2015, por exemplo, dois 239 inscritos, só 100 foram homologados. 

Passo a passo
No ato da inscrição, o primeiro passo será a geração de um login e senha com base no CNPJ do participante. Com esse login e senha, o responsável pela inscrição poderá acessar, quantas vezes quiser, o formulário de inscrição para inserir informações ou anexar documentos que estiverem em falta. Esse procedimento, no entanto, deve ser concluído até dia 12 de setembro, quando o sistema será fechado. “Não há necessidade de preencher tudo de uma vez só. Desde que respeitado o prazo de 12 de setembro, é possível acessar o site para inscrição”, ressalta a presidente da comissão.

Na sequência, o participante deverá fornecer informações gerais sobre a organização, como endereço, telefone, ramo de atividade, mensagem do presidente, entre outras. Nesta etapa, também serão encaminhadas declarações diversas, além de uma novidade da certificação deste ano, o envio de indicadores qualitativos.

“Esses indicadores darão mais transparência ao processo e mais subsídio para a comissão na hora de analisar os balanços. Elas vão apontar, por exemplo, se o participante oferece cursos, bolsas de estudo, entre outras informações”, explicou Ana Júlia.

Na continuidade do processo de inscrição, o participante vai anexar os documentos exigidos pelo edital da certificação, entre eles o Balanço Socioambiental. O documento, conforme a presidente, é de livre formatação. A comissão possui um modelo que pode ser usado pelos participantes.

Ana Julia ressalta que a toda a documentação e as informações solicitadas para a inscrição na certificação devem ser enviadas exclusivamente pela internet, no site da Assembleia Legislativa. “Nada é entregue pelos Correios ou presencialmente. É justamente para não ter custo para os participantes e para ser um processo mais ágil”, explica.

Dúvidas
A Comissão de Assessoramento da Comissão Mista de Responsabilidade Social está à disposição das organizações interessadas em participarem da certificação deste ano para orientações sobre o processo de inscrição e esclarecimentos de dúvidas sobre o edital. Mais informações podem ser obtidas no site da certificação, pelo e-mail rsocial@alesc.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3221-2919, das 7 às 19 horas.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar