Celesc lança edital para ampliar produção elétrica na PCH Celso Ramos
A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) anunciou as obras de ampliação na Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Celso Ramos, localizada em Faxinal dos Guedes, no Oeste. O edital deve ser lançado em 30 dias e prevê a ampliação da produção de energia elétrica da usina em 7 megawtas, suficientes para abastecer uma cidade do tamanho de São Miguel do Oeste.
A companhia pretende ampliar a capacidade de geração de outras cinco PCHs, nas cidades de Blumenau, Campos Novos, Lages, Rio dos Cedros e Videira. Segundo o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, o desafio é triplicar a capacidade de produção de energia elétrica até 2020. Com a nova potência da PCH Celso Ramos, a capacidade instalada da companhia deve atingir 106,8 megawats.
A repontecialização das PCHs consiste basicamente em colocar turbinas mais potentes junto a uma nova tomada de água, utilizando o mesmo reservatório (lago). Esta nova tecnologia representaria menos impacto ambiental. Com a ampliação das pequenas usinas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) renova a concessão do potencial de exploração hidrelétrica em 20 anos. (Rony Ramos com informações da Secretaria do Estado de Comunicação)
Rádio AL