Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/07/2025 - 12h00min

CCJ rejeita veto a PL sobre regulamentação do exercício de guia de turismo

Deputados consideram inconstitucionalidade não procedente e encaminham veto ao Plenário com parecer pela rejeição
Imprimir Enviar
Objetivo do projeto aprovado pela Alesc é regulamentar a profissão de guia turístico em SC. FOTO: Mariana Balloni/Governo do Paraná/Divulgação

Análise da Comissão de Constituição e Justiça
Reunida na manhã desta quarta-feira (16), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) encaminhou para o Plenário, com parecer pela rejeição, a Mensagem de Veto (MSV) 1028/2025, do governo do Estado, com veto total ao Projeto de Lei 367/2023, de autoria do deputado Neodi Saretta (PT), que dispõe sobre a regulamentação do exercício de guia de turismo no estado.

Justificativas do veto
A base para o veto foi o parecer da Consultoria Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o despacho da Secretária de Estado da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), que apontou a proposta como inconstitucional e contrária ao interesse público, por invadir “competência privativa da União para legislar sobre organização do sistema nacional de emprego e condições para o exercício de profissões”.

Parecer favorável à derrubada do veto
Por unanimidade, os deputados que integram a CCJ seguiram o voto apresentado pelo relator, deputado Napoleão Bernardes (PSD), pela derrubada do veto. Agora, caberá ao Plenário definir se mantém ou rejeita a matéria.

Alexandre Back
AGÊNCIA AL

Voltar