Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/11/2013 - 15h27min

Catarinenses fazem balanço da missão à Itália e ao Vaticano

por Júlio Cancellier, de Roma
Imprimir Enviar
Grupo catarinense diante da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Foto: Júlio Cancellier

Autoridades catarinenses que participaram esta semana da missão à Itália e ao Vaticano consideraram positivos os resultados da agenda internacional. O destaque da programação foi o encontro com o Papa Francisco, logo após a audiência pública de quarta-feira, dia 20 de novembro. Na ocasião, os catarinenses, liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP), e pelo vice-governador Eduardo Pinho Moreira pediram ao Santo Padre uma benção ao povo de Santa Catarina e às causas de Albertina Berkenbrock (canonização) e Frei Bruno (beatificação).

Para o presidente da Assembleia Legislativa, a missão foi exitosa. "Primeiro pleiteamos junto ao embaixador do Brasil na Santa Sé a ação e o acompanhamento de toda embaixada no processo de canonização de Albertina Berkenbrok. É evidente que este é um processo que deve seguir os ritos do Direito Canônico, mas é preciso também que o Vaticano saiba o quanto Santa Catarina torce, espera, reza e tem fé na santificação da beata", comentou Joares Ponticelli. A recepção oficial aconteceu na residência do embaixador do Brasil no Vaticano, Denis Pontes de Sousa Pinto. O embaixador colocou-se à disposição para acompanhar o processo de canonização de Albertina.

O presidente da Assembleia também relatou os encontros com os representantes do Brasil no Parlamento italiano. "Voltamos a discutir a dramática situação dos descendentes italianos devido à falta de um consulado italiano em Santa Catarina", disse. As autoridades catarinenses visitaram a Câmara dos Deputados da Itália na tarde de terça-feira (19) e foram recebidas por parlamentares, entre eles o senador Fausto Longo (PSI) e os deputados Fábio Porta, do Partido Democrático, e Mattia Fantinati, do Movimento 5 Stelle. Fabio Porta, que representa o Brasil no Parlamento italiano juntamente com a paranaense Renata Bueno e Fausto Longo, anunciou a realização em 2014 de uma grande mostra no Brasil sobre Anita Garibaldi. Santa Catarina será incluída na programação que visa difundir a importância histórica da heroína catarinense, informou o presidente da Assembleia Legislativa, que junto ao grupo também visitou o Gianícolo, em Roma, onde estão depositados os restos mortais de Anita.

No plenário da Câmara, o vice-presidente Marina Sereni saudou a delegação formada pelos deputados Joares Ponticelli e Pedro Baldissera (PT), vice-governador Eduardo Moreira, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte, vice-presidente da Fiesc, Alfredo Pietrovski, diretor de relações internacionais da Fiesc, Henry Quaresma, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), Sérgio Alexandre Medeiros, e presidente do Comitê das Associações Venetas de Santa Catarina (Convesc), Fabiola Cechinel.

Outra agenda cumprida em Roma foi a participação no programa religioso e cultural Cristianitá, conduzido por Suor Myriam Castelli. O programa transmitido pela Rai Internacional recebe historiadores, alto prelado e especialistas em religião. A participação dos catarinenses deverá ser exibida no dia 1º de dezembro.

Encontro com o Papa
A comitiva de lideranças políticas e empresarias de Santa Catarina esteve com o Papa Francisco na manhã de quarta-feira. Após a celebração religiosa, o grupo teve um encontro com o Santo Padre e fez um pedido especial de benção em favor da canonização de Albertina Berkenbrock e beatificação de Frei Bruno. O papa Francisco recebeu de presente uma imagem de Santa Catarina de Alexandria, a padroeira do Estado, confeccionada pelo artista Werner Thaler, de Treze Tilias, e transmitiu uma benção ao povo catarinense.

O encontro com o Papa foi logo após a audiência na Basílica de São Pedro. O encontro foi marcado pelo pedido de tornar santa a beata morta aos 12 anos. A canonização abriria uma nova rota de turismo religioso no estado.
“O papa Francisco foi muito atencioso. Prestou atenção no nosso pedido, mas pelo grande volume de pessoas em volta, ele apenas ouviu e abençoou objetos que tínhamos como imagens, rosários e terços da beata”, disse o deputado Joares Ponticelli. Os catarinenses foram recebidos em uma área reservada onde havia autoridades de todo o mundo. “Cada um de nós fez uma manifestação de apreço, admiração, fé e esperança na canonização da beata Albertina”, completou o deputado.

Na opinião do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), os objetivos da missão foram cumpridos, tanto em relação às atividades relacionadas ao encontro com o Papa como as visitas ao Parlamento. O parlamentar considerou a recepção na Câmara dos Deputados marcante. "O esquema de segurança do Parlamento é rígido e não permite um contato direto da população com os deputados, mas a participação popular é assegurada e o povo italiano vai às ruas para manifestar sua opinião, como verificamos em um protesto que ocorreu na quarta-feira no Centro de Roma", salientou. Para o deputado, um momento significativo foi a interrupção da sessão da Câmara para a saudação à delegação brasileira, quando todos aplaudiram de pé os visitantes brasileiros.

Em relação ao encontro com o Papa, Padre Pedro Baldissera destacou a oportunidade de estar pessoalmente com a maior autoridade da Igreja Católica e pedir uma benção a todos os catarinenses. "O Santo Padre abençoou os catarinenses e em especial as causas de Albertina Berkenbrock e Frei Bruno", disse.

O vice-governador Eduardo Moreira revelou a sua emoção com o encontro. "Foi um momento de muita felicidade pelo carisma do Papa e sua capacidade de transmitir algo muito positivo. Queremos avançar, trazendo um componente a mais que é a canonização da beata Albertina, um fato que pode trazer um grande desenvolvimento além da fé para o Sul, através do turismo religioso", sublinhou Moreira.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte, também demonstrou sua religiosidade e satisfação com os resultados da missão. "Alcançamos uma grande benção para que Santa Catarina tenha seu povo mais feliz e com fé. Estamos felizes pelo Papa ter abençoado a causa de Albertina e o que a sua santificação pode representar para o progresso do Sul, através do desenvolvimento do turismo religioso", observou.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), Sérgio Alexandre Medeiros, destacou, além de sua emoção com o fato, a oportunidade econômica que a região Sul do estado terá a partir do turismo religioso. "A canonização será muito importante para o estado resgatar a historia e trazer uma nova realidade para uma região", finalizou.

Júlio Cancellier (48) 99010488

Voltar