Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/09/2014 - 18h26min

Catarinense será ministro da corte do Superior Tribunal de Justiça

Imprimir Enviar
Newton Trisotto é o sexto catarinense a fazer parte da corte do STJ. FOTO: TRE-SC/Divulgação

O desembargador Newton Trisotto será o sexto ministro catarinense a fazer parte da corte do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A convocação foi feita pelo presidente do STJ, Francisco Falcão, que tomou posse na última segunda-feira (1º). A indicação da presidência do STJ foi aprovada por unanimidade pelo colegiado, na última quarta-feira (3).

Newton Trisotto, que já foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE), vai substituir, temporariamente, outro ministro que atua na Corte. De acordo com o regimento interno do STJ, nos casos em que há vagas ou afastamento de ministro por mais de 30 dias, pode ser chamado desembargador de Tribunal de Justiça ou de Tribunal Regional Federal. Trisotto foi convocado para atuar na 3ª Seção Criminal do STJ.  

Para o governador em exercício de Santa Catarina, Nelson Schaefer Martins, a convocação do STJ reafirma a gratidão da sociedade catarinense com o órgão que tem a missão de fortalecer e fazer cumprir os princípios da República e da democracia brasileira.

Schaefer também destaca a conduta de Newton Trisotto, durante a vida pública, com quase 40 anos de Magistratura. “É um homem de postura ética, talento profissional, qualidade técnica e, acima de tudo, toma decisões humanas e equilibradas”.

Newton Trisotto é natural de Ituporanga, município do Vale do Itajaí. Bacharel em Direito pela Fundação Regional de Blumenau (Furb), ingressou na magistratura catarinense em 1976. Foi nomeado juiz de Direito substituto de segundo grau em 1994 e tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) em fevereiro de 1997. De 25 de março de 2010 até 24 de março de 2011 presidiu o TRE-SC. (com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-SC, do Governo do Estado e do STJ)

Voltar