Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/08/2016 - 10h59min

Case de planejamento estratégico da Alesc vai ser apresentado em Brasília

Imprimir Enviar
Márcio Welter e Enio Rubem Lucca Júnior vão palestrar no Encontro sobre Governança no Poder Legislativo

Os servidores Márcio Welter, assessor de Planejamento da Alesc, e Enio Rubem Lucca Júnior, coordenador do Escritório de Gestão Estratégica (EGE), representarão a Assembleia Legislativa no Encontro sobre Governança no Poder Legislativo, dias 25 e 26 de agosto, em Brasília. Durante o evento, eles vão apresentar o case de planejamento estratégico da Casa e participar da elaboração de um modelo de gestão legislativa.

O encontro é uma promoção conjunta do Fórum de Diretores-Gerais de Casas Legislativas, Instituto Rui Barbosa e Câmara dos Deputados e visa ao compartilhamento de experiências e à elaboração de ações para melhorar a governança legislativa.

Os representantes da Alesc vão apresentar os resultados de alguns trabalhos-piloto realizados nos últimos anos na área de governança legislativa, bem como propostas sobre como melhorar o desempenho institucional para atender aos anseios da sociedade, conforme explicou Márcio Welter.

A Assessoria de Planejamento Institucional tem atuado na revisão de processos dentro de alguns setores para otimização dos trabalhos e de recursos. Um exemplo prático foi o aprimoramento do processo de seleção dos estagiários pelo Programa Antonieta de Barros. A partir de um estudo feito pela equipe, o instrumento de seleção foi aperfeiçoado e o tempo de execução reduzido, resultando em maior eficiência, relatou Enio Rubem Lucca Júnior.

Outro exemplo de atuação foi o planejamento estratégico da Diretoria Administrativa, que abrangeu três coordenadorias, no início deste ano. “O planejamento apontou uma linha de projetos, com base em um modelo de gestão adaptado à realidade legislativa”, relatou Welter. Segundo ele, a governança legislativa gera economia indireta, reorganiza a maneira de pensar e, consequentemente, melhora os serviços prestados à sociedade. São esses exemplos de ações que podem ser replicadas que serão apresentados durante o encontro em Brasília.

Os representantes da Alesc foram convidados a palestrar no evento pelo Fórum de Diretores-Gerais de Casas Legislativas.

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar