Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/10/2013 - 15h24min

Cartilha traz esclarecimentos sobre o assédio moral no meio sindical

Imprimir Enviar
Lançamento da cartilha teve apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde do Trabalhador. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Com apoio da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Saúde do Trabalhador, foi lançada na tarde desta quarta-feira (30), na Assembleia Legislativa, a cartilha “O Assédio Moral no Meio Sindical", elaborada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Entidades Sindicais e Órgãos de Classe (Fites). A publicação tem como objetivo chamar a atenção para a prática do assédio moral contra funcionários de sindicatos, entidades que deveriam justamente atuar no combate dessa prática.

A cartilha explica, de forma didática, o que significa assédio moral e como ele se manifesta. A publicação também orienta como a vítima de assédio pode identificar o agressor, como proceder e, principalmente, a legislação que ampara os trabalhadores que são assediados.

Durante o lançamento, os participantes acompanharam a palestra da médica do trabalho e professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Margarida Barreto. Segundo ela, nos casos mais graves, a prática do assédio moral pode levar a vítima ao suicídio. “Essa é uma prática que devasta psicologicamente e fisicamente o trabalhador. Ele pode ter crises de choro, insônia, depressão e desenvolver problemas com alcoolismo”, resumiu a especialista.

O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da frente parlamentar, acompanhou o lançamento da cartilha. “A frente surgiu com o objetivo de debater todos os aspectos relativos à saúde no trabalho. A cartilha aborda um tópico importante que precisa ser debatido, esclarecido e combatido”, afirmou.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar