Cartas de crianças que esperam presente de Natal estão disponíveis na Alesc
Já estão disponíveis na agência dos Correios da Assembleia Legislativa as cartas de estudantes catarinenses com pedidos natalinos. A adesão do Poder Legislativo à campanha Papai Noel dos Correios estimula a solidariedade dos servidores no atendimento do pedido de uma criança em situação de vulnerabilidade social. Este ano, a da Casa é encaminhar presentes para 200 crianças.
A iniciativa da Presidência de trazer um volume de cartas para o posto dos correios localizado na Assembleia Legislativa visa a facilitar a participação e estimular a solidariedade, de acordo com o responsável pelo Setor de Expedição, André Luís Mendes da Silveira. “Os pedidos são comoventes, muitas vezes na área afetiva. As crianças também pedem brinquedos e coisas vinculadas às necessidades básicas, como livros e calçados. O brinquedo fica quase sempre como uma terceira opção, por isso percebe-se que são crianças com alguma dificuldade”, analisou Silveira.
Adesão dos servidores
O prazo para retirada das cartas e entrega dos presentes na Assembleia Legislativa termina no dia 30 de novembro. Até o momento, a adesão dos servidores não foi significativa e a maior parte das cartas continua disponível, conforme Silveira.
A consultora legislativa Maria de Lourdes Nazário participa da iniciativa há vários anos. Desta vez, ela selecionou a carta de uma menina de 7 anos, chamada Isadora, que pediu uma boneca, uma cesta básica ou um tênis. “Eu já faço isso há bastante tempo porque Natal é um dia maravilhoso, de renascimento, de família, e a colaboração vem ao encontro de tantas necessidades, principalmente de crianças e idosos”, disse.
A assessora parlamentar Géssica Panciera retirou a carta de uma menina chamada Gabriela, que pediu saúde para o avô, material escolar e gibis. “Participar dá uma energia muito boa. Natal não é só dar presente, é fazer o bem. Natal é união. Então, fazer isso, estar presente nisso, é um crescimento para a gente”, refletiu.
A campanha Papai Noel dos Correios, promovida há mais de 25 anos, é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. A empresa pública se responsabiliza pela seleção e cadastro das cartas, bem como pela entrega dos presentes às crianças.
Agência AL