11/10/2009 - 15h15min
Carros antigos e clássicos atraem curiosos no Espaço Automotivo da Efapi
O Espaço Automotivo montado no Pavilhão 4 da Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi 2009) certamente é o mais fotografado do evento. Caminhões, carros, motocicletas e até bicicletas elétricas disputam a admiração do público que não esconde o entusiasmo diante de tantas novidades.
Mas entre as muitas atrações são os velhinhos que mais chamam a atenção. O Opala Clube Chapecó, o Veteran Ford Club e a Confraria V8 organizaram uma exposição com 11 veículos antigos ou clássicos, todos funcionando perfeitamente. Ali estão, lado a lado, por exemplo, um Ford Anglia 1949 e um Mustang V8 95. O objetivo, de acordo com Sérgio Nissola, membro do Opala Clube, é promover a Exposição Sul-Brasileira de Veículos Clássicos e Antigos de Chapecó, que vai ocorrer de 27 a 29 de novembro em 500 m² de área no Parque de Exposições Tancredo Neves. A expectativa é atrair de 250 a 300 carros para a exposição.
Este é um movimento que cresce dia a dia. De acordo com Nissola, só os três grupos que se juntaram para expor na Efapi reúnem aproximadamente 100 colecionadores. Juntos, têm uma frota de cerca de 200 veículos antigos ou clássicos. “O nosso Opala Clube, por exemplo, surgiu de um encontro informal de opaleiros. Seis meses mais tarde já decidimos constituir o clube.” Hoje são 32 membros em Chapecó, Xaxim, Xanxerê e São Domingos.
Ele conta que o número de Opalas poderia ser maior, mas houve uma compra massiva de veículos na região por colecionadores de São Paulo. “Eles vinham com caminhão-cegonha para cá e iam pelo interior procurando carros antigos, oferecendo um valor baixo para a compra. E os proprietários, mal informados, achando que tinham apenas um carro velho na garagem, vendiam por qualquer preço”, lamentou.
O charme dos veículos está na conservação ou na restauração bem feita, nos detalhes e na originalidade. Tudo é observado, desde o mais fino friso até o painel, desde o estofamento até as rodas. Quanto mais original, maior o valor. “Há dois anos comprei uma Caravan Diplomata por R$ 6.800,00. Levei um ano restaurando, comprando as peças originais. Hoje não venderia por menos de R$ 20 mil”, revela Nissola. Outros dois Opalas expostos confirmam isso. Um Opala Luxo 69, quatro portas e 3.800 cilindradas, está avaliado em R$ 40 mil. É um carro raro porque só ficou em linha de produção por dois anos, 1969 e 1970. O outro é um Opala Gran Luxo 74, duas portas, 4.100 cilindradas, com teto de vinil, cujo valor é estimado em R$ 45 mil. “Mas os donos não vendem de jeito nenhum”, avisa. (Andréa Leonora/Divulgação Alesc)