Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/07/2017 - 12h56min

Carol Machado apresenta coleção de arte abstrata na Alesc

Imprimir Enviar
Carol Machado, artista plástica

O Espaço Didático Cultural da Assembleia Legislativa recebe até o dia 14 de julho a exposição "Coleção Perfil", da artista plástica catarinense Carol Machado. A mostra reúne oito obras abstratas produzidas no último ano, nos intervalos da rotina de policial militar.

Carol começou a se dedicar à pintura de forma autodidata em 2016, como resultado da necessidade de materializar os sentimentos. “Sou PM há 12 anos e, como todos sabem, é um trabalho estressante. Comecei a pintar para extravasar, demonstrar meus sentimentos, criar um mundo nas telas que é somente meu. Elas retratam meu estado de espírito, meu humor.”

A artista utiliza tintas acrílicas nas composições e intercala técnicas mistas com pincéis, espátulas e colagens. “Crio minhas técnicas, minhas misturas de cor, como se fosse um mundo só meu e desenvolvo o que gosto. Adoro colorido, o inusitado.” Além da influência da rotina profissional, Carol se inspira nas obras do russo Wassily Kandinsky e da brasileira Beatriz Milhazes.

Os círculos são a principal característica da produção da artista catarinense, que já soma 25 telas. “Alguns círculos são mais acentuados, outros nem tanto. Gosto desse símbolo porque representa o ciclo de vida, a renovação.”

Uma das obras da coleção destacadas por Carol é de caráter conceitual, feita em homenagem ao artista americano Jean-Michel Basquiat. “O símbolo dele é a coroa e a intenção é a desconstrução do belo”, comentou.

Outra curiosidade da produção de Carol Machado é a confecção das próprias telas, desde a montagem dos chassis e a aplicação do tecido até a expressão artística final. “Isso me permite liberdade de criação, consigo fazer uma tela no tamanho que meu cliente quiser.”

Para a artista de 33 anos, natural de Camboriú, no litoral catarinense, o momento atual é de análise da aceitação do público. “Como estou iniciando nesse mundo da arte, é uma fase de verificar o que vão achar dos meus quadros", disse. "Quero investir mais na carreira artística, aprender novas técnicas, buscar aprimoramento”, acrescentou.

Serviço
A exposição montada no 1º andar do anexo do Palácio Barriga Verde pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A entrada é gratuita.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar