Capitais catarinenses são tema na programação da TV da Assembleia
A emissora da Assembleia Legislativa, TVAL, produziu uma série especial de programas para mostrar de que forma as leis aprovadas no Parlamento estadual ajudaram a delinear a identidade dos municípios de Santa Catarina.
A série, chamada Capitais Catarinenses, vai falar sobre algumas cidades com denominações especiais. Os dois primeiros episódios, com duração de quatro minutos cada, já estão sendo veiculados e abordam Balneário Camboriú e Santo Amaro da Imperatriz.
Famosa pelas suas belas paisagens naturais, bons restaurantes e casas de shows, Balneário Camboriú está entre os 15 melhores destinos turísticos do país, segundo o Ministério do Turismo, recebendo cerca de 4 milhões de visitantes todos os anos. Em 2004, por meio da Lei Estadual 13.039, a cidade foi oficializada como capital catarinense do turismo.
Já Santo Amaro da Imperatriz, primeira instância termomineral do país e dona de uma das três melhores águas minerais do mundo, ostenta o título de capital catarinense das águas termais, conforme a Lei Estadual 13.042/2004.
Legislação
Segundo a legislação estadual, os municípios poderão receber denominação adjetiva quando apresentarem características, peculiaridades ou atividades que os destaquem no cenário catarinense, nacional ou internacional.
Para tanto, deve ser apresentada documentação com dados oficiais que comprovem as afirmações. Atualmente a lei permite que o município receba até uma denominação, mas os que já receberam outras, como Brusque (capital catarinense dos tecidos e da pronta entrega e berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina) podem mantê-las.
Próximos episódios a irem ao ar
Água Doce - capital catarinense da energia eólica;
Brusque - berço dos Jasc;
Canoinhas - capital catarinense dos doadores de sangue;
Fraiburgo - capital catarinense da macã;
Imbituba - capital catarinense da baleia franca;
Ituporanga - capital catarinense da cebola;
Joinville - capital catarinense do voluntariado;
Lages - capital catarinense do turismo rural;
Nova Trento - capital catarinense do turismo religioso;
Praia Grande - capital catarinense dos canyons;
Rancho Queimado - capital catarinense do morango;
Santa Rosa de Lima - capital catarinense da agroecologia;
Videira - capital catarinense da uva.
Agência AL