Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/07/2015 - 12h01min

Canoinhas elege suas prioridades para o PPA e orçamento 2016

Imprimir Enviar
Público acompanha a audiência do Orçamento Regionalizado, na manhã desta quinta (9), em Canoinhas. FOTO: Fábio Queiroz / Agência AL

A regional de Canoinhas, no Planalto Norte, elegeu, na manhã desta quinta-feira (9), suas prioridades para o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 e para a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2016, em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, na Câmara Municipal de Canoinhas. O encontro reuniu autoridades e lideranças das cidades que foram a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas.

O município de Porto União conseguiu a inclusão de pelo menos duas obras no PPA. A primeira trata da recuperação da SC-135, entre Porto União e Caçador. Segundo o vereador Christian Martins, a estrada, importante para a região, está em situação bem complicada.

Outra obra incluída a pedido de Porto União é a construção de uma ponte ligando o município ao Distrito de Santa Cruz, em Irineópolis. A obra foi defendida pelo secretário de Finanças e Contabilidade de Porto União, Ricardo Dragoni.

Edson Antochescki, da Defesa Civil Regional, alertou para o fato da maioria das prioridades elencadas ser na área viária, em detrimento de outras ações, em setores como segurança e proteção civil. "As obras de infraestrutura são importantes, mas as não estruturantes, como a capacitação da população para o enfrentamento das enchentes, também são importantes", comentou.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, afirmou que o fato da maioria das ações elencadas serem obras viárias está relacionado com a necessidade de desenvolvimento da região. "Essas obras são estruturantes e vão garantir condições para o crescimento do Planalto Norte, que é o objetivo principal de toda a região", comentou.

O prefeito de Canoinhas, Beto Faria, solicitou o empenho na realização das ações elencadas e elegeu como uma das principais a pavimentação da SC-303, que liga quatro cidades da região com o Planalto Serrano. "Já há um compromisso da realização do projeto executivo por meio do Deinfra, por isso é importante constar essa obra ao menos no PPA", pediu.

Já o presidente da Câmara Municipal de Canoinhas, vereador Gil Baiano, defendeu a recuperação da SC-477, que liga Canoinhas à BR-116. "Essa rodovia precisa de atenção urgente, mas com um trabalho de qualidade. Do jeito que ela está, ela prejudica toda a população e principalmente os agricultores."

Assembleia presente
A partir desta quinta, o comando das audiências do Orçamento Regionalizado foi assumido pelo vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia, deputado Darci de Matos (PSD). Para ele, as audiências são importantes porque, de forma democrática e transparente, a sociedade é ouvida. "Essa interação com a comunidade, quando ela ajuda a definir as prioridades, significa muito para Santa Catarina e para o Parlamento", afirmou.

Representante da região, Antonio Aguiar (PMDB) lembrou que o Orçamento Regionalizado se tornará impostivo com a destinação de pelo menos 1% da receita corrente líquida do estado para as demandas regionais. "A presença de deputados de várias regiões mostra a preocupação da Assembleia com as necessidades do Planalto Norte", disse Aguiar.

O líder do governo na Assembleia, deputado Silvio Dreveck (PP), afirmou que as audiências servem de parâmetro para que os deputados façam as reivindicações para a região, mesmo que as ações colocadas no PPA não sejam executadas pelo governo estadual.  Também participaram do encontro os deputados Kennedy Nunes (PSD), Maurício Eskudlark (PSD), Natalino Lázare (PR), Dalmo Claro (PMDB), Dirceu Dresch (PT) e Gean Loureiro (PMDB).

Prioridades da SDR de Canoinhas:

Para a LOA 2016 e o PPA 2016-2019

  • Revitalizaçao da SC-477, entre Canoinhas e a BR-116
  • Incentivo à implantação de áreas industriais
  • Construção do Centro Cirúrgico do Hospital Santa Cruz de Canoinhas

PPA 2016-2019

  • Revitalização da SC-135, Porto União a Caçador
  • Construção, ampliação e aquisição de equipamentos para unidades de saúde
  • Implantação de perimetral de Três Barras - SC-303-ligação PR-151
  • Pavimentação da SC-280, trecho até Timbó Grande
  • Construção do Centro de Eventos de Canoinhas
  • Pavimentação da SC-303, entre a BR-280 e Timbó Grande
  • Tornar a unidade do Hemosc de Canoinhas unidade distribuidora de sangue
  • Criação de núcleo industrial, tecnologicos e agroindustriais-Fies
  • Construção de ponte ligando Porto União ao Distrito de Santa Cruz, em Irineópolis
  • Criação de duas escolas de ensino médio, onde funcionam as extensões no Distrito de Felipe Schimidt e na localidade de Rio d'Areia do Meio
Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar