20/04/2010 - 13h27min
Campanha do voto aos 16 anos é lançada na Assembleia
Realizada em todo o país, a campanha “Se liga 16”, que incentiva o voto consciente aos 16 anos, foi lançada na manhã de hoje (20) na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa. Participaram da solenidade as deputadas Odete de Jesus (PRB) e Angela Albino (PCdoB), além de estudantes e representantes de escolas estaduais.
Diversos órgãos e entidades fazem parte da campanha, entre eles a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), União Nacional de Estudantes (UNE) e grêmios estudantis. Em Santa Catarina, a “Se liga 16” tem a parceria do Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Estadual e Escola do Legislativo, entre outros. O objetivo principal da campanha é propiciar o debate sobre as questões de políticas públicas para a juventude e a importância do voto no processo democrático, facilitando a confecção de títulos de eleitor para os jovens que completarão 16 anos até o dia 5 de outubro, e também jovens de 15 a 17 anos.
Além da confecção dos títulos, também faz parte da campanha a promoção de debates e palestras sobre o tema nas escolas. O prazo para os jovens tirarem o seu título vai até o dia 5 de maio. No dia 6 de maio começa a campanha pelo voto consciente. “Essa é uma campanha que interfere diretamente no processo eleitoral e as eleições de 5 de outubro vão definir o projeto para o país nos próximos quatro anos”, afirmou o presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Yann Evanovick.
Para Odete de Jesus, a participação dos jovens é fundamental na condução do processo político. “Aplaudimos essa campanha nacional, cujo foco é o jovem, que representa o futuro deste país”, destacou. Angela Albino falou do desprendimento e do empenho político dos jovens na construção das conquistas nacionais. “Muitos jovens dedicaram suas vidas para mudar este país e o voto é a grande arma para a transformação”. (Rose Mary Paz Padilha Ferreira/Divulgação Alesc)