Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/04/2018 - 16h28min

TRE incentiva o exercício eleitoral de jovens em idade de voto facultativo

Imprimir Enviar

Com o objetivo de incentivar o exercício eleitoral de jovens que ainda não têm obrigatoriedade de voto, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TER/SC) lançou a campanha “O voto é meu – Meu futuro, minha escola”. O alistamento encerra no dia 9 de maio, mesma data de prazo para os eleitores com algum tipo de deficiência informarem a sua necessidade especial à justiça eleitoral.

Jovens entre 16 e 17 anos têm voto facultativo, sendo obrigatório dos 18 aos 70 anos de idade. Adolescentes que completarem 16 anos até o dia da votação de primeiro turno, no dia 7 de outubro, podem se alistar. Santa Catarina tem, aproximadamente, cerca de 300 mil jovens em idade de voto facultativo. Deste número, apenas 43 mil fizeram o alistamento eleitoral.

Para o diretor geral do TRE, Sérgio Manoel Martins, a baixa procura está ligada ao cenário atual da política brasileira: “O jovem precisa entender que ele também é importante nesse processo democrático. Muitos não levam em conta ainda por conta dessa conjuntura política que vivemos, mas temos uma democracia forte e eles têm que saber que as instituições são fortes, a justiça eleitoral tem uma atuação de credibilidade e eles precisam se utilizar desse instrumento e participar desse processo democrático”, afirma.

A campanha teve como base uma pesquisa qualitativa e quantitativa feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano passado, com jovens de 16 a 20 anos, apontando que cerca de 60% dessas pessoas não participaram ativamente do processo eleitoral.

Nas redes sociais da instituição, com a vinculação de vídeos, folders, textos e imagens, a campanha do TRE quer atingir os jovens que costumam usar a internet para reivindicar melhorias, mostrando a eles que, através do voto, é possível fazer a sua parte na busca por mudanças.

“É importante que o jovem participe porque diz respeito ao futuro dele. São jovens que estão na faculdade, que precisarão entrar no mercado de trabalho, constituir família, então é muito importante que o jovem tenha essa visão do futuro e saiba que a votação desse ano vai impactar muito nos próximos quatro anos na vida dele”, destaca o diretor.

O prazo para o alistamento é até o dia 9 de maio, podendo ser iniciado pela internet, com agendamento através do site do TSE.

Necessidades especiais
Também até o dia 9 de maio é o prazo para os eleitores com algum tipo de deficiência procurarem o Cartório Eleitoral mais próximo e informarem a sua necessidade especial à Justiça Eleitoral.

Santa Catarina contabiliza, atualmente, 11.267 eleitores com deficiência de locomoção e 3.046 com deficiência visual. O coordenador de gestão do cadastro eleitoral do TRE/SC, Giovani Pacheco, explica que  é importante que o eleitor com deficiência faça o informe para que o TRE possa preparar a seção levando em conta as necessidades especiais daquele cidadão. “A seção onde vota esse eleitor precisa ser preparada adequadamente, seja para eleitores com dificuldade de locomoção, nesse caso a sala é preparada no térreo, mais acessível, seja para aqueles eleitores cegos, onde a urna conta com um fone de ouvido”.

Giovani explica ainda que o eleitor com deficiência que já fez o informe da sua necessidade especial nas eleições passadas não precisa fazê-lo novamente. “Lembrando que o pedido de transferência para seção especial pode ser feito também entre os dias 17 de julho e 23 de agosto”, frisa o coordenador.

 

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL

Voltar